EQST

Qual A Funço Do Logaritmo?

Qual é a função do logaritmo?

A função logarítmica é dada pela lei f(x) = logax, no qual "a" é a base positiva (a > 0) e sempre diferente de 1. Nesse tipo de função, o logaritmo de base "a'', ligado a determinado valor de b, tem o expoente igual a x, que é a potência da base que resulta justamente em b. Isto é: Lei de formação.

Como fazer função logarítmica?

Definimos a função logarítmica como f: R* + → R, ou seja, seu domínio é o conjunto dos números reais não nulos e seu contradomínio são os números reais, tal que a lei de formação pode ser descrita por f(x) = logax,, em que x é a variável e a é a base do logaritmo.

O que é função exponencial e Logaritmica?

A função exponencial é aquela em que a variável está no expoente, e a base é sempre maior do que 0 e diferente de 1. ... A inversa da função exponencial é a chamada função logarítmica. Ela é definida basicamente como f(x) = log ax, em que a é um número real positivo e diferente de 1.

Quando a 1 a função logarítmica e?

Uma função logarítmica será crescente quando a base a for maior que 1, ou seja, x1 < x2 ⇔ loga x1 < loga x2. Por exemplo, a função f (x) = log2 x é uma função crescente, pois a base é igual a 2. ... Com os valores encontrados na tabela, traçamos o gráfico dessa função.

Como fazer o gráfico de uma função logarítmica?

Para construir e interpretar um gráfico de função logarítmica, basta atribuirmos valores a X e calcularmos seu valor em Y, marcando no plano cartesiano os pontos que constituem este gráfico. Vamos ver por meio de um exemplo como se dá essa construção.

Que características apresentam o gráfico de uma função logarítmica?

Características do gráfico da função logarítmica y = logax O gráfico está totalmente à direita do eixo y, pois ela é definida para x > 0. Intersecta o eixo das abscissas no ponto (1,0), então a raiz da função é x = 1.

Qual o domínio e qual a imagem de uma função logarítmica?

O domínio e a imagem do logaritmo estão baseados na imagem e no domínio da função exponencial, pois aquela é inversa desta. Desta maneira, para que o logaritmo esteja bem definido, é necessário restringir seu domínio para os reais positivos e não-nulos, pois esta é a imagem da função exponencial.

Como fazer um gráfico de log no Excel?

Neste caso, escolha o Eixo X e em seguida selecione a opção “Formatar Eixo”, conforme apresentado na figura a seguir. Selecionando o eixo que terá a escala alterada. 2 – Na Caixa de Diálogos, “Formatar Eixo” mantenha-se nas “Opções do Eixo” e marque a opção “Escala Logarítmica”.

Como fazer um gráfico em escala logarítmica no Excel?

Como usar a escala logarítmica no Excel

  1. Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no eixo “y” da sua caixa e escolha a opção “Formato dos eixos” no menu suspenso. ...
  2. Etapa 2. Marque a caixa de seleção “Escala logarítmica”.
  3. Etapa 3. Altere o valor no campo “Base”, se você não estiver usando a escala logarítmica comum.
  4. Etapa 4. Clique em “Fechar”.

Como fazer o log no Excel?

Copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel....Exemplo.