O comportamento seguro é quando o funcionário, ciente dos riscos que sua profissão oferece, adota ações e medidas para proteger a sua integridade e a dos demais colegas.
É um programa de formação para a Vida Segura. Sua força de aprendizado objetiva a gestão da prevenção e valorização da SEGURANÇA. Para alcançar a maturidade da Segurança como VALOR é necessário investir no aprendizado do autocuidado, cuidado ativo e cuidado com o meio ambiente.
Durante a concepção dos postos de trabalhos muitos fatores são negligenciados, como padrões de trabalho, cultura de trabalho e segurança, recursos e até mesmo liderança. Embora deixados de lado em muitas organizações, estes fatores possuem uma influência significativa no comportamento tanto individual quanto grupal.
É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro. É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio.
Características do bom motorista
- Ande sempre pela calçada e afastado da rua; - Em estradas ou vias sem calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros para poder ver e ser visto; ... - Não saia correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas. O pedestre deve estar sempre atento para poder parar a qualquer momento.
Atenção, cuidado e prudência são pontos indispensáveis para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes. Prestar atenção às regras, e colocá-las em prática, evitando assumir posturas transgressoras.
Manter a distância é a regra básica para a direção defensiva. Logo, torna o trânsito mais seguro para todos. Essa atitude dá mais tempo para a reação a uma situação de risco e maior espaço para manobras. É, também, essencial para a prevenção de acidentes e para minimizar as consequências de distrações.
Por exemplo, quando um pedestre está na faixa, é obrigação dos motoristas parar para que o pedestre possa atravessar a rua. Porém, na prática a teoria é outra. Fora os casos de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. ... A responsabilidade do motorista no trânsito está muito mais além do cuidado com ele mesmo.
Os 7 pecados capitais do trânsito
Top 5 ideias para melhorar o trânsito no Brasil
Veja abaixo 10 atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro:
Dia da Gentileza: 8 dicas para ser mais gentil no trânsito
10 dicas do Portal para você ser uma pessoa melhor no trânsito
Desenvolver a Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, possibilita explorar o tema e suas variáveis através dos diferentes campos de conhecimento: compreender sua complexidade, observar sua urgência social sob a ótica de que as condições de circulação, para uma grande parte da população, se apresentam como ...
Além de fazer parte dos direitos e deveres de todos inseridos no espaço público, a educação no trânsito ensina valores essenciais para a formação do caráter de um bom cidadão, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade.
A educação para o trânsito é um tipo de aprendizado que mostra os direitos e os deveres do cidadão no trânsito de uma cidade. ... Tanto motoristas como pedestres devem respeitar as placas de trânsito para manter o tráfego nas cidades em ordem e evitar acidentes.
Além de evitar acidentes e situações indesejáveis, as crianças aprenderão a conviver melhor em sociedade. A educação no trânsito é essencial quando se trata de evitar acidentes de trânsito. Um grande número deles ocorre devido à imprudência ou ao desconhecimento das leis.
A fiscalização de trânsito, além de mantenedora da eficácia das normas legais, cumpre com o papel de agente educadora, por meio da orientação e da conscientização de pedestres e condutores de veículos nas vias públicas.
Respeito às normas e bom senso são importantes aditivos para reduzir o número de acidentes e tornar o trânsito seguro. Conscientizar condutores sobre a importância da ação de cada um para evitar acidentes é um grande passo, sobretudo para garantir mais segurança no trânsito.