7 áreas da pedagogia em que o profissional formado pode atuar
O principal objetivo do Psicopedagogo Clínico é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem do paciente. ... Com o paciente, é feito o diagnóstico psicopedagógico para descobrir quais áreas devem ser trabalhadas.
O psicopedagogo tem por função realizar o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão interferindo no processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. ... O trabalho do psicopedagogo institucional tem um caráter preventivo e ele deve contemplar a instituição escolar como um todo.
A Psicopedagogia Institucional, voltada aos transtornos de aprendizagem em ambientes de ensino, como as escolas, é fundamental para garantir que a os conteúdos possam ser assimilados e os alunos tenham a oportunidade de desenvolver o seu raciocínio, inteligência, imaginação, criatividade, entre outros aspectos.
Tendo em vista que a Psicopedagogia é a especialidade que investiga, compreende o processo de aprendizagem e a relação desta com a pessoa que aprende, através de uma proposta preventiva e/ou terapêutica, o profissional deve ser procurado sempre que houver uma suspeita ou diagnóstico de Dificuldade de Aprendizagem, seja ...
O psicopedagogo é procurado para sanar dificuldades relacionadas à aprendizagem. Por estarem em idade escolar, crianças são os pacientes mais comuns desse profissional. Mais e mais pais preocupados levam os seus filhos às consultas para sanar ou prevenir interferências prejudiciais no processo de aprendizagem.
A Psicopedagogia é o campo no qual floresceu o conceito de sujeito autor. ... Bossa (2000) fala-nos que a Psicopedagogia tem como objeto de estudo da aprendizagem humana, o como se dá o aprender, suas variações e os fatores implicados, como ocorrem as alterações na aprendizagem e como preveni-las, ou tratá-las.