A pesquisa operacional é uma ciência voltada para a solução de problemas reais, tendo como foco a tomada de decisões, aplicação de conceitos e métodos de várias áreas científicas, na concepção, planejamento ou operação de sistemas.
Um modelo é uma simplificação da realidade. A intuição não pode ser deixada de lado no processo de tomada de decisão. Portanto, a base de dados da intuição não pode ser desperdiçada. As duas opções devem ser utilizadas conjuntamente para aperfeiçoar os processos de tomada de decisões.
Na resolução de problemas a pesquisa operacional é aplicada em seis etapas: a formulação do problema; construção do modelo; cálculo do modelo; teste do modelo e da solução; controle das soluções; e implantação e acompanhamento.
A pesquisa operacional foi aplicada oficialmente pela primeira vez em 1938, na Inglaterra por um grupo de especialistas. Destacado entre eles estava Patrick Blackett, que foi considerado o pai da pesquisa operacional e o primeiro a aplicá-la no exército e na marinha.
O objetivo deste artigo é identificar a influência dos fatores antecedentes do uso da pesquisa operacional (PO) como ferramenta estratégica nas organizações. Para tanto, foram propostas variáveis dependentes em relação ao seu uso: expectativas de benefícios; frequência de uso; e capacitação do usuário.
O problema geral de programação linear é utilizado para otimizar (maximizar ou minimizar) uma função linear de variáveis, chamada de função objetivo, sujeita a uma série de equações (ou inequações) lineares, chamadas restrições.
Ação ou efeito de restringir, de impor limites a alguém ou a si próprio. Circunstância ou estado restritivo; que impõe limite ou se apresenta de modo condicionante: medida tomada sem restrições. [Jurídico] Limitação do livre exercício, de um direito, de uma função ou ofício, imposta por uma lei; ressalva.
A análise de sensibilidade está preocupada com a forma como as mudanças nos parâmetros de um pl afetam a solução ótima. ... Se um parâmetro for alterado, a análise de sensibilidade nos permite determinar a nova solução ótima sem resolver o problema de novo.
De acordo com Colin (2017), o problema de designação é um caso especial do Problema de Transporte e, é também conhecido como Problema de Atribuição, ou Problema de Alocação sendo usados indistintamente.
O Problema de Transporte consiste em determinar o menor custo (ou o maior lucro) em transportar produtos de várias origens para vários destinos. Aplicação direta em Logística.
A análise de sensibilidade procura determinar o efeito de uma variação de um determinado item no seu valor total. Pode ser um instrumento útil em diferentes áreas para determinar a importância de uma variável sobre o resultado final de outra.
A análise de sensibilidade é um recurso importante tanto para empresas quanto para investidores. O método busca entender o quanto será impactado do resultado final se uma de suas variáveis for alterada.
Como fazer análise de sensibilidade com tabela de dados no Excel?
Carregar e ativar as Ferramentas de Análise
Dicas para uma Análise de Cenário eficaz
Criando o cenário
Um cenário é um conjunto de valores que o Excel salva e pode substituir automaticamente na sua planilha. Você pode criar e salvar diferentes grupos de valores como cenários e, em seguida, alternar entre esses cenários para exibir os resultados diferentes.
Usar Atingir Meta para determinar a taxa de juros