Caso o objetivo seja ELIMINAR (LAVAR) CO2, deve-se ajustar os parâmetros de modo a elevar o volume minuto (VE), que é obtido pelo produto da FR pelo volume corrente (VC). Quanto maior a mobilização de ar por minuto, mais intensa será a eliminação de CO2.
Entende-se por métodos ativos todas as estratégias de ventilação que necessitam de equipamentos, como ventiladores de teto ou de piso, ares-condicionados e exaustores, entre outros. Atingir o conforto térmico utilizando esses sistemas consome mais energia da edificação.
Os sistemas passivos de ventilação baseiam-se em diferenças de pressão para mover o ar fresco através dos edifícios. ... A ventilação cruzada promove a remoção do calor por acelerar as trocas por convecção e também contribui para melhoria da sensação térmica dos ocupantes por elevar os níveis de evaporação.
Janelas com grandes vãos aumentam bastante a ventilação dos cômodos. Janelas maiores sempre aumentam a possibilidade de promover mais a circulação de vento na casa. Para fazer uma ventilação cruzada, o ideal é poder criar uma corrente de ar com uma porta ou com outra janela ao lado oposto.
Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.
O transporte de ar para o centro causa uma diminuição da área ocupada pela massa de ar, um processo chamado convergência horizontal. Como conseqüência, o ar deve acumular-se, isto é, aumentar sua altura. Este processo gera uma coluna de ar mais "alta" e portanto mais pesada.
Resposta: O relevo influencia no clima devido à movimentação ou ao impedimento das massas de ar e sua circulação. As áreas de altitude mais elevada são mais frias do que as de altitude mais baixa, pois as montanhas podem impedir que os ventos com umidade cheguem à região, tornando o clima mais seco.