As funções que o sistema respiratório possui em comum com o sistema circulatório é a de fornecimento de oxigênio, além dessa, outra função em comum é a de extração de dióxido de carbono do sangue.
Resposta. Resposta: Na respiração as células liberam energia armazenada na forma de ATP. Na digestão as células obtém a energia a partir dos alimentos e seus nutrientes, na digestão os alimentos são transformados em diversos tipos de nutrientes que são essenciais para a a célula executar suas funções.
Ambos são transportados pelo sistema circulatório; a glicose do sistema digestório para a célula e o oxigênio do sistema respiratório para a célula. Note que no esquema o sistema circulatório está representado pelas flechas vermelhas. Os produtos da glicólise são a água, o gás carbônico e a energia em forma de ATP.
Sendo assim podemos dizer que os três estão interligados de forma que o sistema circulatório e digestório levam a energia que nosso corpo precisa enquanto o respiratório aproveita dessa energia para manter a vida.
No sistema digestivo (ou digestório) é onde obtemos nutrientes provenientes de alimentos que ingerimos. Na respiração captamos oxigênio. Os nutrientes e o oxigênio é transportado para todo o corpo, pois são elementos essenciais para a producão de energia nas células.
Resposta. Resposta: Basicamente, a função do sistema circulatório ou cardiovascular é distribuir os nutrientes absorvidos pelo sistema digestório e o oxigênio absorvido pelos pulmões, para todo o organismo do indivíduo. ... Como sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina.
O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário. O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue.
O sistema circulatorio serve para transporta as molecula que foram assimiladas dos alimentos pelo sistema digestorio, provendo energia e nutrientes essenciais para o funcionamento das celulas do organismo.
O coração bate de maneira rítmica, alternando entre contração e relaxamento. A contração é chamada de sístole, e o relaxamento é denominado de diástole. A sístole garante que o sangue seja bombeado, e a diástole, que é a fase de relaxamento, garante que as cavidades do coração encham-se de sangue.
Além da diferença clara de cor – de um lado, os pulmões pretos, do outro, os avermelhados -, ela explica que o órgão dos fumantes infla menos e esvazia mais rápido. Isso porque os tecidos, naturalmente elásticos, ficam endurecidos por causa da exposição constante à fumaça do tabaco.