A pedra na vesícula, também conhecida como colelitíase, é caracterizada pelo acúmulo de pedras (cálculos biliares) na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Isso acontece devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.
A inflamação crônica é a principal causa do câncer de vesícula biliar. Por exemplo, uma pessoa com cálculos biliares, pode drenar a bile mais lentamente. Isto significa que as células da vesícula biliar estão expostas aos produtos químicos da bile por mais tempo que o usual. Isto pode levar à irritação e inflamação.
A biópsia é um procedimento no qual uma amostra de tecido é removida e encaminhada para análise de um patologista. Para a maioria dos tipos de câncer, a biópsia é necessária para diagnosticar a doença.
Por isso a importância da biópsia após a cirurgia. Dois fatores de risco podem aumentar a chance de desenvolver a doença: a inflamação ocasionada pelos cálculos na vesícula [principalmente, maiores do que 2 centímetros] ou ocasionada pelo refluxo do suco pancreático.
É um procedimento indolor e que pode demorar entre dois a três minutos. Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) – esse procedimento é mais direcionado à investigação de pacientes com massas.
Isso serve para descartar neoplasia maligna como causa do problema. Já os médicos usam o termo biópsia para denominar o procedimento feito com objetivo de saber de que é composto um tecido ou estrutura, como por exemplo uma verruga na pele, um nódulo no fígado ou um pólipo no intestino.
COLPOSCOPIA COM BIÓPSIA A biópsia pode ser solicitada quando há anormalidades detectadas pelo exame na região do colo do útero, vagina e vulva. Com ela é possível recolher amostras de tecidos, que mais tarde serão observadas e analisadas por um microscópio, sendo possível um diagnóstico mais claro.
Colposcopia com biopsia O exame é realizado por um médico especialista através de um aparelho, o colposcópio, que permite a visualização do colo do útero e das paredes vaginais.