Principais Alquimistas
"A alquimia é uma ciência de compreensão, decomposição e recomposição da matéria. Contudo, não é uma técnica onipotente, pois não é possível criar algo do nada. Se você deseja obter alguma coisa, é preciso pagar um preço, e este é o fundamento da alquimia, a chamada troca equivalente.
Alquimistas eram os químicos da antiguidade, Demócrito foi um dos mais importantes, eles buscavam a criação de um elixir para a vida eterna, a criação da pedra filosofal (uma substância que transformaria metais em ouro) e também queriam criar uma forma de vida artificial, que eles chamavam de Homúnculos.
A alquimia estava entre um dos itens que era contrário ao que a Igreja pregava. Apesar de agradar a nobreza, os alquimistas faziam uso de preceitos de religiões diferentes do catolicismo e isso era considerado bruxaria.
“No período de formação do Sistema Solar, 15 bilhões de anos atrás, núcleos dos átomos de hidrogênio e hélio, os elementos mais simples, combinaram-se a altíssimas temperaturas, dando origem a elementos mais complexos, como o ouro”, afirma o geólogo Roberto Perez Xavier, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons.
No início, o ouro era encontrado por cima da terra, e bastava peneirar com água para ele aparecer, mas o metal incrustado em outras pedras começou a exigir novas técnicas de extração. No Egito, por exemplo, usava-se fogo para aquecer as pedras e água fria para provocar um choque térmico e rachálas.
Pedro Álvares de Cabral
Os primeiros exploradores do ouro do Jaraguá teriam sido o português Afonso Sardinha, o Velho, e seu filho, Afonso Sardinha, o Moço. Eles começaram a extrair as jazidas nos arredores da atual cidade de São Paulo e na Serra da Mantiqueira por volta de 1580.
O Ciclo do Ouro e sua História No século XVII, o bandeirante paulista Fernão Dias Paes Leme (1608 – 1681) partiu do estado de São Paulo com seus adeptos, para procurar prata e esmeraldas na região de Sabará – Minas Gerais.
Onde foi parar o ouro do Brasil? A pergunta, que motivou os inconfidentes mineiros, ainda intriga os historiadores. As respostas, em geral vindas de análises de balanços de comércio exterior, indicam que a Inglaterra foi a grande beneficiária do ouro brasileiro.