Emprega-se a letra s: - nos sufixos -ês, -esa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos. Chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa. - nos sufixos –oso e –osa (qua significa “cheio de”), usados na formação de adjetivos.
Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.
Como saber se uma palavra é escrita com S ou Z?
"S” OU “Z” Normalmente, quando a palavra original, primitiva, ou o verbo no infinitivo é com “S” no final as outras derivadas também serão grafadas com “S”. Exemplo: Paralisar = paralise, paralisação, etc. 2. Quando a palavra não tiver o “S” no final geralmente os seus derivativos serão grafados com “Z”.
Os substantivos originados de um adjetivo são escritos com: “EZA”. Os adjetivos femininos que indicam lugar de origem e título de nobreza são escritos com “ESA”.
A confusão entre palavras escritas com o -eza e com -esa ocorre porque esses dois sufixos são pronunciados da mesma forma. Isso acontece porque a consoante s assume o som de z quando se encontra entre duas vogais.
EMPREGO DO S OU DO Z. 1. Os sufixos "ês" e "esa" são empregados na formação de nomes que designam profissão, títulos honoríficos de posição social, assim como em palavras que indicam origem, nacionalidade. ... Os sufixos "ez" e "eza" são empregados para formar nomes abstratos que derivam de adjetivos.
As terminadas em -eza são substantivos derivados de adjetivos. Peça que todos registrem a conclusão elaborada coletivamente.
IMPURESA. LERDESA. BARONESA meirevanesilva7 está aguardando sua ajuda.
substantivo feminino plural Tudo o que inquina a pureza de uma substância: as impurezas da água. Etimologia (origem da palavra impureza). A palavra impureza deriva do latim “imprimia,ae”, com o sentido de poluído, modificado.
Baronesa ou Baroneza pode referir-se a: Baronesa — título nobiliárquico, feminino de barão.
A forma correta de escrita da palavra é esperteza. A palavra espertesa está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino esperteza sempre que quisermos referir a característica ou a qualidade de quem é esperto, ou seja, que é inteligente, perspicaz, rápido, atento.
A tirolesa é uma atividade esportiva de aventura originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês.
Espreitemos vem do verbo espreitar. O mesmo que: espiemos, espionemos, analisemos, bisbilhotemos, observemos, estudemos, perscrutemos.
De atalaia, de vigia, à espera; olhar atentamente para descobrir ou para investigar algo: eles ficam à espreita no ponto em que o rio chega ao mar. Etimologia (origem da palavra espreita).
1. O que se desprende ou cai (depois de ter servido de revestimento ou adorno). 2. Espólio.