Sobre os fatores exógenos, Os fatores exógenos são os fatores sociais como o sócio familiar, sócio educacionais, socioeconômicos, socioambientais (más companhias) e outros concorrentes como migração, favelização...
Endógenas – fatores do organismo, hereditários ou não, que desencadeiam a crise, independentemente de causa externa. As pessoas com depressão endógena tendem a se sentir melhor no período da tarde e no verão. Exógenas – causas ambientais, como estresse, problemas profissionais e familiares, perdas, rupturas etc.
Significado de Endógeno Que se origina no interior de um organismo, de um sistema ou se desenvolve pela influência de fatores externos. ... Etimologia (origem da palavra endógeno).
Em modelos econômicos e econométricos, uma variável exógena refere-se a uma variável que é determinada fora do modelo e representa as entradas de um modelo. Em outras palavras, variáveis exógenas são fixadas no momento em que são introduzidas no modelo.
Como a intoxicação é um processo patológico causado por substâncias endógenas ou exógenas, caracterizado por desequilíbrio fisiológico, é importante entender o conceito de intoxicação exógena para diferenciá-la da intoxicação endógena, que ocorre por meio de substâncias produzidas no próprio organismo, seja pelas ...
Tipos de intoxicação Intoxicação endógena: é causada pelo acúmulo de substâncias maléficas que o próprio organismo produz, como a ureia, mas que costumam ser eliminadas através da ação do fígado e filtragem pelos rins, e podem ser acumuladas quando estes órgãos apresentam uma insuficiência.
Intoxicações Exógenas Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.
As substancias exógenas biologicamente ativas são aquelas que penetram no organismo através do alimento ( Proteínas, Gorduras, Carboidratos, Vitaminas e muitas outras) ou em forma de medicamentos.
A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele. Falaremos agora sobre cada uma dessas vias de exposição das substâncias tóxicas.
Contato direto com plantas ou substâncias químicas tóxicas. Aspiração de vapores ou gases emanados de substâncias tóxicas. Queimaduras, lesões ou manchas ao redor da boca. ambiente.
De forma geral, a intoxicação medicamentosa apresenta estes sintomas:
O tratamento padrão nos casos de intoxicação de medicamentos consiste em: lavagem gástrica, eméticos, uso de antídotos (medicamentos com efeito contrário ao ingerido pelo paciente), carvão ativado, entre outros.
A intoxicação por medicamentos pode causar sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento, sedação e até a morte. Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação.
Quando houver uma ocorrência de intoxicação por medicamentos, é necessário agir com rapidez. Leve a criança ou qualquer pessoa que passe por isso ao hospital. Não dê outros remédios a fim de aliviar os sintomas. Somente no hospital, os enfermeiros e médicos vão poder tomar as devidas providências.
Riscos à saúde