Fio rígido: Desencape uma parte do condutor com auxílio de um alicate desencapador ou um canivete para fazer a derivação do condutor, mantendo sempre os dois cabos juntos envolvendo um ao outro. De maneira que fiquem firmes, finalize a emenda com o auxílio de um alicate universal.
Para fazer essa emenda, primeiro você vai decapar 4cm do fio rígido. Já do cabo flexível você vai decapar o dobro dessa medida (8cm). Depois de decapar tudo você vai entrelaçá-los, colocando o fio rígido por cima do cabo flexível formando um ângulo de 90º, dessa forma você vai entrelaçar o cabo no fio.
Separe os arames de aço das fibras sintéticas de ambas as pontas do arame da cerca. Junte e enrole as duas pontas utilizando seus dedos ou um alicate. Entortá-las juntas garante uma boa conexão elétrica entre os cabos emendados.
É fato que durante a passagem de cabos nas tubulações de uma instalação elétrica, o cabo flexível leva uma grande vantagem em relação ao fio rígido por ser mais fácil de passar, que no fim das contas gera bastante economia no tempo de instalação, além de simplificar a execução do serviço.
Use cores claras, que possam manter o ambiente mais iluminado apenas com a luz solar. Evite apagar e acender luzes o tempo todo. Algumas lâmpadas consomem mais energia quando são acesas (a lâmpada fluorescente, por exemplo).
Formas de economizar energia elétrica em seu dia a dia
Instalação elétrica Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.
Não faça nenhum reparo com a chave geral ligada e, em hipótese alguma, utilize moedas, fios, lâminas de estanho ou de alumínio no lugar de fusíveis e disjuntores. Para evitar este tipo de problema, faça revisões nas suas instalações elétricas a cada 10 anos, no mínimo.
Medidor analógico: se ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, com certeza existe fuga de corrente elétrica no local. Medidor digital: verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu. Se a resposta for sim, é sinal de que há fuga de energia.
Um teste rápido e simples ajuda a identificar se há problemas na residência. Basta desligar todos os aparelhos e retirá-los da tomada. Apague também as luzes e observe o relógio medidor de energia. O disco ainda pode girar até completar uma volta, mas se ele não parar significa que existe fuga, explica Forgerini.
Corrente de fuga (DCL) O dielétrico de um capacitor tem uma resistência muito alta que impede o fluxo de corrente DC. No entanto, existem algumas áreas no dielétrico que permitem uma pequena quantidade de corrente passar, chamada corrente de fuga.
Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
Para verificar a fuga do capacitor, coloque o multímetro na escala de 2MΩ e meça o capacitor com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar e então meça a resistência. Valores entre 1kΩ e 1MΩ indicam que o capacitor está com fuga.
Quando o capacitor está carregando ou descarregando existe um valor variável de corrente elétrica. Mas, como entre as placas do capacitor existe um material dielétrico, essa energia não passa de um aplaca para outra, ficando assim, armazenada.
Uma das principais características de um capacitor eletrolítico é que eles tem polaridade (terminal positivo e terminal negativo). Isso significa que deveremos ter cuidado ao conecta-los ao circuito.
O certo seria retirar o capacitor e fazer o teste, mas como é um SMD existe uma dificuldade extra para fazer isso. Boa tarde. Da para fazer o teste na placa também. Todos os outros só apitam no teste de continuidade de um lado, esse apito nos dois.
Tipos de capacitores.