Jânio Quadros alegou a pressão de "forças terríveis" que o obrigavam a renunciar, forças que nunca chegou a identificar. Com sua renúncia abriu-se uma crise, pois os ministros militares vetavam o nome de Goulart. ... O primeiro Primeiro-Ministro do Brasil foi Tancredo Neves.
16 de fevereiro de 1992
Jânio representava a promessa de revolução pela qual o povo ansiava. Embora Jânio fosse considerado um conservador - era declaradamente anticomunista - seu programa de governo foi um programa revolucionário.
instabilidade política, dependência tecnológica, aumento da dívida externa, aumento da inflação, valorização do Capital estrangeiro, desvalorização da moeda nacional, restrição de créditos e crise política.
"Varre, varre, vassourinha..." foi o jingle da campanha "varre, varre vassourinha, varre a corrupção", mote usado por Jânio Quadros, candidato do PTN apoiado pela conservadora UDN nas eleições para a presidência do Brasil em 1960.
Jânio Quadros alegou a pressão de "forças terríveis" que o obrigavam a renunciar, forças que nunca chegou a identificar. Com sua renúncia abriu-se uma crise, pois os ministros militares vetavam o nome de Goulart.
A morte de Getúlio Vargas havia causado transtornos na sucessão presidencial. O vice-presidente Café Filho assumiu o cargo e devido aos problemas de saúde precisou ser substituído. Primeiro foi sucedido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz.
16 de fevereiro de 1992
16 de fevereiro de 1992
4) (Mackenzie) Foram características do breve governo Jânio Quadros em 1961: ... o estilo personalista e polêmico do presidente, além da oposição conservadora à política externa independente de seu governo.
Resposta. 1-Aumentou a politica externa independente, que visava estabelecer relações com outros paises particularmente os de regime socialista e da Africa. 2-Restabeleceu alianças diplomaticas e comercias com URSS e a china. ... 4-Defendeu a politica de autodeterminação dos povos, condenando a intervenção estrangeira.
Janio Quadros também não concluiu seu mandato presidencial. O fim precoce do governo de Janio Quadros deveu-se. ... ao golpe civil-militar que, em março de 1964, derrubou o governo e. estabeleceu 21 anos de governo ditatorial conduzidos por militares.
A Política Externa Independente (PEI) foi uma visão das relações internacionais do Brasil, inaugurada com a posse de Jânio Quadros como Presidente do Brasil em janeiro de 1961 e continuada, porém com outros aspectos de condução e implementação, pelo sucessor na presidência, João Goulart (1961-1964).
O governo João Goulart foi de 1961 a 1964 e ficou marcado na história brasileira por ter sido um mandato abreviado por conta do golpe civil-militar de 1964. Esse governo ficou marcado pela radicalização e instabilidade política.