O desenvolvimento dos germes dentários compreende três estágios: botão, capuz e campânula. A fase de botão representa o início da formação do dente e a fase de capuz é caracterizada pela intensa proliferação das células epiteliais, constituindo o órgão do esmalte e a papila dentária, por células ectomesenquimais.
A Amelogênese Imperfeitacompreende um amplo grupo de anomalias genéticas que afetam a formação do esmalte pela diferenciação imprópria dos ameloblastos1, podendo ocorrer em ambas as dentições, decídua e permanente2.
Essas fases, que envolvem, portanto, o processo completo da amelogênese são: morfogenética, de diferenciação, secretora, de maturação e protetora.
A amelogênese imperfeita (AI) é uma alteraçao do desenvolvimento do esmalte, de caráter hereditário que afeta as dentiçoes decídua e permanente1. As causas destes defeitos na formaçao do esmalte podem ser geralmente classificadas como: sistêmicas, locais ou genéticas.
Amelogênese imperfeita é uma alteração dentária de caráter hereditário que afeta o esmalte. Ela pode afetar de um a todos os dentes das dentições decíduas e permanentes. Compreende um grupo complicado de condições que mostram alterações de desenvolvimento na estrutura do esmalte, na ausência de uma alteração sistêmica.
AMELOGÊNESE •Fase morfogenética •Inicio no Estágio de Campânula •Multiplicação das células do epitélio interno. 20. AMELOGÊNESE •Fase de Maturação •Ameloblastos completam a remoção de proteínas de matriz e adicionam a porção mineralizada. 23.
O processo de diferenciação que envolve ameloblastos e odontoblastos, no final da fase de campânula, chama-se inversão polar, no qual seu núcleo, anteriormente localizado próximo à membrana basal, migrará até atingir o polo contrário ao ponto de produção da matriz proteica da célula, ficando mais próximo do estrato ...
Quando começa a fase secretora, os ameloblastos secretam a matriz do esmalte que logo inicia sua mineralização. Desse modo, forma-se esmalte em volta da extremidade mais distal do processo odontoblasto. Assim, os fusos do esmalte não são mais que a continuação dos túbulos dentinários.
Sua mineralização da dentina em desenvolvimento é iniciada quando vesículas envoltas por membrana (vesículas da matriz), que são produzidas pelos odontoblastos, aparecem. ... A parte da polpa dental é muito inervada, já a dentina possui poucas fibras nervosas amielínicas que penetram nos túbulos na sua porção pulpar.
O esmalte dentário é um tecido translúcido, e a sua coloração do se dá devido à coloração da dentina, camada seguinte a ele. O esmalte dentário começa a ser formado quando o bebê ainda está na barriga da mãe, a partir do quarto mês de gestação, em um processo chamado de amelogénese.
O tecido mais mineralizado do corpo humano está na boca. Trata-se do esmalte, a camada externa do dente. Acredita-se que sua composição tenha cerca de 90% de minerais, como zinco e cobre, e 10% de água e materiais orgânicos.
As trincas no esmalte dentário são consideradas um tipo de fratura dental, já que são como rachaduras na parede. O aparecimento destas pode ser provocado por diversos fatores, como o bruxismo, alterações bruscas de temperatura e restaurações antigas.
É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.
Outro sintoma que indica que o esmalte pode estar se desgastando é a cor amarelada dos dentes, que aparece quando uma parte maior da dentina (o tecido que forma grande parte do dente e fica abaixo do esmalte) fica exposta (a dentina tem uma cor naturalmente amarelada).
O principal risco da perda do esmalte dentário é o aparecimento de cáries. Seja pela ingestão de açúcar ou de alimentos ácidos, o contato desses componentes com as bactérias da boca conseguem dissolver o esmalte. Devido à erosão desse tecido, o dente perde a sua estrutura de proteção.
O desgaste pode estar indicado para conseguir pequenos espaços para alinhar os dentes tortos, ou para ter uma pequena retração de dentes (movimentá-los para trás), ou ainda para melhorar a anatomia (formato) do dente, por exemplo dentes em forma de leque e evitar espaços triangulares entre os dentes próximo da gengiva ...
“É completamente normal que, com o passar do tempo, aconteça isso devido ao desgaste do esmalte dentário ou por costumes involuntários que as pessoas têm e que podem trazer problemas severos para saúde bucal, deixando os dentes com essa aparência transparente”, explica a profissional.
É definida como o desgaste fisiológico do dente resultante do contato dente a dente durante a mastigação12. Ocorre nas superfícies incisal e oclusal e, algumas vezes, na superfície proximal4.
O valor do tratamento endodontico de pre-molares pode variar de 250,00 a 400,00 reais. E preciso se levar em conta que apos o tratamento do canal,sera preciso fazer a reabilitaçao protetica do dente, para evitar uma possivel fratura do elemento dental.
Existem dois materiais que podem ser utilizados na recuperação dos desgastes dos dentes pelo bruxismo : as resinas dentárias ( compósitos ), para desgastes menos extensos, e as porcelanas dentárias, para os desgastes extensos que necessitam de próteses dentárias.
Pensando nisso, é possível recorrer a outras possibilidades para trazer o sorriso de volta. O dentista listou alguns tratamentos que podem solucionar os problemas causados pelo bruxismo: “Restauração em resina composta, restauração em porcelana, faceta laminada em porcelana e prótese dentária”, listou.
O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.
Na colocação da lente dental, o processo de desgaste do dente (lixar) é mínimo ou nenhum. Já no tratamento com a faceta de porcelana, precisa desgastar bem o dente para poder “colar” a faceta nele.
As lentes são aplicadas depois que um molde é feito e aprovado pelo paciente. Tudo pode ser feito em uma única sessão. Um ácido é aplicado no dente, para que fique poroso, além de um cimento adesivo e um produto químico chamado silano, que fixa o cimento à porcelana.
Lente de contato dental é uma estrutura estética que, por ser bem fina, assemelha-se à lente de contato ocular, e por isso recebeu esse nome. Trata-se de uma pequena lâmina que é colada sobre o esmalte do dente, revestindo toda a superfície externa.
O preço varia de acordo com o tipo de facetas escolhido, podendo variar entre 200 a 700 reais para as de resina ou cerca de 2 mil reais para as de porcelana.