O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve. As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas. A sua formação depende de dois constituintes principais, o soluto e o solvente.
Para diluir a tinta, multiplique o contéudo da lata pela porcentagem indicada para cada produto nas tabelas ( Diluição com Água e Diluição com Aguarrás )....Tabela de diluição com água.
Muitas pessoas tendem a confundir o solvente com o thinner. Este é um produto considerado mais forte que o seu concorrente. Ele é feito a partir da mistura de compostos químicos e tem a função de dissolver tintas sintéticas, que são mais duras, como as acrílicas.
O thinner é um tipo de diluente com alto poder de obstrução, feito a partir da mistura de compostos químicos e de solventes. ... Agora o solvente em si é um composto puro e mais suave. Presente na fabricação de tintas e na composição dos thinners para diluição, também pode ser usado em limpezas de peças de maneira sútil.
Diferenças: - O solvente é um produto desenvolvido normalmente para limpeza. Sua propriedade é a de destruir (solver), decompor o material do verniz comprometendo ou não a qualidade do mesmo. - O diluente (thinner), tem a função de diluir, deixar mais fluido o verniz preservando as propriedades do mesmo.
aguarrás
Diluição: Usar diluente Aguarrás. Aplicação a pincel/rolo: diluir no máximo 10%. Aplicação a revólver: diluir no má-ximo 30%.
A tinta esmalte sintético automotivo permite fazer a diluição com 15% a 20% de aguarrás em substituição do thinner para que assim tenham uma maior facilidade na aplicação e evitar o empoeiramento da pintura.
As tintas atualmente são bastante sofisticadas e vem com uma textura bastante acentuada, isso requer a diluição em água para permitir que ela fique mais fácil de manusear. Normalmente os fabricantes de tintas dão as instruções de como fazer esse processo antes da pintura de casa.
- Modo de Diluição: Diluir com 30% de água limpa. Demais demãos: diluir com 10% a 20% de água limpa. Pistola: diluir com 35% de água limpa para todas as demãos. - Rendimento: Até 70 m2 por demão.
Limpe a tinta esmalte quando necessário. As tintas esmalte de base oleosa podem ser mais difíceis de limpar e exigir o uso de aguarrás ou acetona diluída. A aguarrás é um solvente suave usado para afinar e remover as tintas.
Calcule a quantidade de água para começar a diluição. A proporção é de 1/4 de xícara de água (cerca de 60 ml) para cada 470 ml de tinta. Sendo assim, para 1,8 litros de tinta, use uma xícara cheia de água.
Aplique a tinta Geralmente, as tintas esmalte sintético precisam de solvente. Algo em torno de 30% de solvente. Já as tintas à base de água não precisam ser diluídas, tornando o trabalho mais simples. Aplique na superfície com o pincel ou rolo, sempre mantendo o mesmo sentido e direção.
Ele pode ser usado com ou sem diluição em aguarrás, conforme a recomendação do rótulo. ... Pode ser aplicado em áreas internas e externas, em madeira nova ou para repintura, e precisa ser diluído em aguarrás. Deve aplicar de 2 a 3 demãos, conforme a peça. Como se faz a aplicação do verniz para madeira?
Passe uma demão de verniz diluído em aguarrás na proporção de 1:1, ou seja, a quantidade de verniz da mistura será a mesma de aguarrás. Espere até a secagem total do produto. Isto costuma demorar em torno de oito a 10 horas.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.
O acabamento é preparado misturando-se verniz com óleo de tungue ou óleo de linhaça, e afinada com solvente. Os solventes ideais são terebintina, thinner e thinner GIF Eco.