A programação da produção realiza-se em 4 fases distintas: Aprazamento (fixação de prazos); Roteiro; Emissão de ordens; Liberação da produção.
A programação do PPCP tem como principal objetivo facilitar a implementação do que foi definido pelo setor de planejamento. É função do programador assegurar com os responsáveis pelas linhas de produção a quantidade de produtos a serem produzidas e os processos a serem executados.
Scheduling (Seqüenciamento da Produção) lida com a alocação de operações em recursos. É um processo de tomada de decisão com o objetivo de otimizar um ou mais objetivos, como minimizar número de pedidos atrasados, tempo de processamento dos pedidos, entre outros.
4 dicas para um bom planejamento e controle de produção industrial
Controla entradas e saídas de produção, acompanha programação e beneficiamento de máquinas e verifica tempo de fabricação, a fim de manter os processos dentro dos parâmetros estabelecidos.
R$ 2.
- Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado.
Eles se dividem em três tipos que interagem entre si: Processos Primários, Processos de Suporte e Processos de Gerenciamento. É importante ressaltar que essa classificação não indica o nível de importância do processo, mas sim um agrupamento voltado para seu objetivo fim.
adjetivo Que produz ou pode produzir, gerar resultados: investimento produtivo. Que produz com abundância; fértil: solo produtivo. Que ocasiona lucros; lucrativo, rendoso: a internet é um setor produtivo. Relacionado com produção: processo produtivo.
As entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso: os recursos transformadores e os de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores.
Na produção de rótulos e etiquetas o fluxo de trabalho e produção nada mais é que um algoritmo bem estruturado com ingredientes, etapas e "tempo de forno" para que possamos obter no final uma etiqueta ou rótulo bem impresso.
Através de uma metodologia, o fluxo contínuo, aplicado em um layout, propõe a organização nos processos de produção, reduzindo esperas, acúmulo de estoques em processos, eliminando filas e trabalhando exatamente de acordo com o ritmo da demanda da empresa.
O trabalho padronizado estabelece procedimentos precisos para o trabalho de cada um dos operadores em um processo de produção, baseado em três elementos: tempo takt, sequência e estoque padrão.