Seguindo a essência do movimento modernista na Europa, o Modernismo no Brasil preservou características como o rompimento com a estética tradicional, valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade ...
A arte brasileira teve início nas pinturas rupestres registradas nas cavernas, geralmente abordando fenômenos da natureza e animais da região. Os desenhos eram feitos com pigmentos minerais e vegetais, além de sangue de animais abatidos.
O pintor contemporâneo brasileiro mais popular é, sem dúvida, Romero Britto (1963)....12 grandes artistas brasileiros e as suas obras
Conheça os principais autores do Modernismo no Brasil Pintura: Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, dentre outros. Música: Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, e Guiomar de Novais.
Escultores famosos brasileiros
Entre os principais artistas brasileiros que fomentaram a arte contemporânea estão: Hélio Oiticica (1937 - 1980); Romero Britto (1963); Ferreira Gullar (1930 - 2016); Amilcar de Castro (1920 - 2002); Lygia Clark (1920 - 1988); Lygia Pape (1927 - 2004); Aluísio Carvão (1920-2001; Franz Weissmann (1911-2005); Hércules ...
Muitos foram os artistas que fomentaram a arte contemporânea no país, dos quais merecem destaque:
Antônio Francisco Lisboa
Podemos apontar a importância de Aleijadinho para a história do Brasil pelo fato de que o mesmo foi um dos maiores artistas que o Brasil já teve, e mesmo com a sua condição social e física, o mesmo produziu incríveis obras do movimento artístico Barroco.
Caracterizado pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura, escultura e pintura. Elas deveriam se complementar harmonicamente, muitas vezes pela união de artistas especializados em afazeres distintos.
A arquitetura rococó no Brasil foi bastante influenciada por temas religiosos, e isso pode ser notado pelo visual das igrejas do século XVIII. Com linhas arquitetônicas claras e estilo equilibrado, essas construções se destacaram pela leveza e originalidade.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.