Polímeros são macromoléculas feitas por unidades menores, chamadas de monômeros. Esses monômeros ligam-se entre si através de ligações covalentes. Os polímeros são muito importante na sociedade atual pois sua aplicação é vasta e necessária para muitos processos atuais.
Polimerização: reações químicas intermoleculares pelas quais os monômeros são ligados na forma de meros à estrutura molecular da cadeia. Os monômeros reagem entre si formando uma longa sequência de unidades repetitivas (meros). Os mecanismos de polimerização podem ser classificados em: adição e condensação.
A grande maioria dos polímeros tem suas propriedades altamente sensíveis à taxa de deformação, à temperatura e à natureza química do ambiente e são divididos em Termoplásticos, Termorrígidos e Elastômeros. ... Sob temperatura ambiente, podem ser maleáveis, rígidos ou mesmo frágeis.
As cadeias poliméricas são formadas por mais de um tipo de monômero e podem ser lineares, ramificadas ou reticuladas. Os copolímeros são classificados pela combinação de seus monômeros.
A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.
Os polímeros de condensação são aqueles obtidos por meio de reações entre monômeros (iguais ou diferentes), onde há a saída de uma molécula de uma substância, que é geralmente a água.
A polimerização da sacarose é realizada de duas formas: (i) pela reação direta com compostos bifuncionalizados como diisocianatos54 ou diácidos55 e (ii) por via radicalar envolvendo substituintes insaturados, sejam eles ésteres56,57 ou éteres9.
Geralmente, essa molécula eliminada é a água (H2O), porém, outros exemplos são o cloreto de hidrogênio (HCl), a amônia (NH3), o cianeto de hidrogênio (HCN), entre outros. De maneira genérica, a formação dos polímeros de condensação segue o seguinte tipo de reação de condensação: Não pare agora...
Os polímeros de condensação, também conhecidos como polímeros de eliminação, são formados pela reação entre monômeros (que podem ser iguais ou diferentes), com a eliminação de moléculas pequenas. Normalmente, as moléculas liberadas são de água, mas também podem ser de outros compostos de estruturas simples, como o HCl.
Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. ... Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação.
Tipos e características dos plásticos recicláveis
De maneira resumida, um material termoplástico é aquele que tem forma endurecida quando está frio e quando submetido a alta temperatura, toma forma líquida.
Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. A desvantagem está na sensibilidade ao calor. Neste caso, a alta temperatura influi negativamente na estrutura do material, tornando-o pouco resistente.