A implantação de um SGA baseado na NBR ISO deve cumprir cinco etapas sucessivas, que são: (1) Política ambiental; (2) Planejamento; (3) Implementação e operação; (4) Verificação; e (5) Análise pela administração, conforme FIGURA 1 (ABNT, 2004b).
Toda e qualquer atividade empresarial envolve as fases de planejamento, execução, operação e avaliação dos resultados alcançados. Isso também ocorre com a implementação do sistema de gestão ambiental, que deve ser verificado e monitorado com vistas a investigar problemas e corrigi-los.
Os indicadores de desempenho ambiental, mais especificamente, traduzem os efeitos das técnicas e dos processos empregados pela organização sobre o meio ambiente.
O monitoramento dos resultados deve estar na rotina de trabalho da empresa e deve ser feito de forma periódica e constante. Esse contato próximo com os indicadores permite identificar rapidamente quando alguma coisa não está saindo de acordo com o planejado.
Monitorar é medir o desempenho do projeto e controlar é analisar as variações dessas medidas em relação ao planejado e fazer as correções de rota sempre que necessário.
Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. Ele é composto de: ... Avaliação de medições e tendências para efetuar melhorias no processo.
5 técnicas de follow-up para seus projetos andarem
Como estruturar uma proposta para o desenvolvimento de um projeto interno