Como implementar a educação ambiental nas escolas?
Para trabalhar a educação ambiental nas escolas, é necessário que ocorra uma articulação entre todas as disciplinas do currículo, de maneira transversal, conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como, nas atividades cotidianas dos educadores em sala de aula.
A Educação Ambiental vista de forma interdisciplinar deve representar um incentivo no que se refere a sensibilidade das pessoas. De acordo com Jacobi (2003), essas pessoas devem estar capacitadas a “transformar diferentes formas de participação na defesa da qualidade de vida.
A história esta totalmente interligada à dinâmica ambiental, tendo em vista as diversas transformações ocorridas na sociedade e que foram transformando nosso ambiente, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, muitas foram as transformações ocorridas, a descoberta da agricultura no período neolítico da pré- ...
Para tanto, a educação ambiental pode ser trabalhada na educação formal e informal,por meio de projetos, pesquisas, leituras possibilitando ao indivíduo a elaboração da prática educativa, como conceitual, procedimental e atitudinal, em relação ao meio ambiente.
Dessa forma os profissionais da área ambiental podem atuar estimulando a educação ambiental na prática. Exemplos: Em vez de dirigir até o trabalho ou para a escola, pegue um ônibus, caminhe ou ande de bicicleta para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Atualmente, a Política Nacional de Educação Ambiental não permite a criação da disciplina e indica que a Educação Ambiental seja trabalhada de forma transversal e transdisciplinar, ou seja, em todas as disciplinas.
A Educação Ambiental tornou-se um tema em voga, mas ainda perpassa por alguns desafios em sua implantação no sistema educacional, tais como: a desvalorização de sua abordagem como herança histórica; as disposições previstas em lei pela Política Nacional de Meio Ambiente para sua implantação na educação nacional que não ...
Concluiu-se que os principais desafios para a viabilização da educação ambiental nas escolas públicas do Ensino Fundamental I são a falta de conhecimento dos próprios educadores acerca do tema e a insistência em métodos tradicionais de ensino relacionados a uma perspectiva puramente contemplativa da natureza.
Na minha opinião, aprender à respeito do meio ambiente em prol da preservação da água é tão importante quanto qualquer outra área de ensino, pois trata-se do recurso natural mais utilizado pelos seres vivos (incluindo a nós, seres humanos) e mais importante (a não ser o oxigênio, que é tão importante como a água).