Não se pode classificar a ONU como uma organização supranacional, como ente que esteja acima dos Estados. Já o corpo institucional da UE galgou tal posição, tanto que as fontes do Direito Comunitário que disciplinam a vida em comunidade ostentam primazia frente às normas nacionais.
Hoje, a União Europeia é considerada o mais desenvolvido dos blocos econômicos, por também ter parcerias político-sociais entre os países e uma moeda única.
A UE é o principal bloco econômico do mundo, pois é o que possui o maior grau de integração entre os seus membros e é, em maior parte, constituído por importantes países pertencentes ao mundo desenvolvido.
De acordo com especialistas, talvez seja exatamente o preconceito religioso o maior impeditivo à entrada da Turquia na Comunidade Europeia. Sua proximidade geográfica e ideológica com alguns países muçulmanos é vista com extrema desconfiança por boa parte das nações que já fazem parte do bloco.
A Comissão Europeia recusa-se a iniciar imediatamente as negociações para a adesão da Turquia à CEE, citando que a má situação econômica e política da Turquia, as más relações com a Grécia e o conflito com o Chipre deveriam ser os primeiros objetivos a cumprir para se iniciar as negociações de adesão.
Resposta. Resposta: Olá, Os fatores que dificultam a entrada da Turquia na União Europeia não são geográficos, e sim técnicos.
A Suíça via de forma crítica a fundação da Comunidade Econômica Européia, portanto, o país é membro da Associação Européia de Livre Comércio mas não faz parte da União Europeia.
Existe também quatro países que estão no Espaço Schengen, mas não são membros da UE: Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein. Três microestados também fazem parte do Espaço Schengen: Mônaco, cidade do Vaticano e San Marino.
Os Estados-membros da UE são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.
Neste momento, os países candidatos à União Europeia (UE) são: Albânia, Montenegro, República da Macedónia do Norte, Sérvia e Turquia.
Posteriormente, esses seis países criaram a Comunidade Econômica Europeia (CEE). O Tratado de criação do Benelux (Union Économique Benelux) - União Econômica Benelux, foi firmado logo depois da segunda guerra mundial em 1944, pela Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, e entrou em vigor em 1 de novembro de 1960.