1-Insatisfação com a quantidade ou qualidade de sono, com um ou mais dos seguintes sintomas: -Dificuldade em iniciar o sono; -Dificuldade para manter o sono, despertares frequentes, dificuldade de voltar a dormir após despertar cedo na manhã.
Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar.
A ICSD5 (Classifica- ção Internacional dos Distúrbios do Sono, 1997) define a insônia como dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou mesmo a percepção de um sono não-reparador, combinada com conseqüências adversas durante o dia, como fadiga excessiva, queda da “performance” ou mudança de humor.
O Médico do Sono é o profissional responsável por identificar, diagnosticar e tratar Distúrbios do Sono como a Apneia Obstrutiva do Sono, Insônia, Ronco e Narcolepsia.
Dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo Doença física. Depressão. Ansiedade ou estresse. Ambiente insatisfatório para o sono (p.
"Pode surgir pelos maus hábitos ou como sintoma de várias doenças, entre elas a apnéia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e a depressão", alerta a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono, ligado a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Dor de cabeça, bocejos, cansaço excessivo e mau humor. Todos esses sintomas podem aparecer depois da falta de sono durante a noite. E se engana quem pensa que dormir bem é luxo e tarefa impossível.
Confira 13 dicas de como dormir rápido e coloque seu sono em dia:
Aprenda a dormir rápido