A maior aplicação do carbono é na forma de coque nas indústrias do ferro e do aço, onde se utiliza para reduzir o minério de ferro nos altos fornos. Tal como na indústria de borracha, os compostos negros de carbono têm larga aplicação como tintas de impressão bem como nas indústrias de papel, plásticas e pintura.
O carbono está presente, em maior parte, em compostos orgânicos, que são compostos derivados desse elemento, sejam eles naturais (como na composição de proteínas, na estrutura do DNA, nos minerais e ainda em combustíveis fósseis e nos biocombustíveis), sejam sintéticos (por exemplo, fibras sintéticas de tecidos, ...
O carbono orgânico é encontrado na biosfera terrestre por meio de todos os seres vivos e pelo carbono presente também no solo. ... Já quando volta à atmosfera por meio do solo é em um processo denominado de respiração do solo, onde organismos que vivem no solo devolvem o elemento carbono por meio de sua respiração.
O carbono é um dos elementos mais importantes para a estrutura dos seres vivos. Ele é responsável por 19% da composição corporal do ser humano, estando atrás apenas do oxigênio, que contribui com 61%.
Onde se encontra o nitrogênio O nitrogênio encontrado em seres vivos está unido a outros elementos, em combinações chamadas compostos. Outros compostos de nitrogênio são encontrados na atmosfera, na água da chuva, no solo e no mar.
O nitrogênio é obtido diretamente da atmosfera por meio de dois métodos de separação: Liquefação fracionada. Destilação fracionada.
N. Peso atômico (massa atômica relativa): De a OBS: A IUPAC alterou em 2011 a massa para o intervalo de valores. Se você precisa de um valor único indico que utilize 14,007.
Este processo é utilizado para separar os componentes do ar atmosférico nitrogênio e oxigênio. Assim após a liquefação do ar, a mistura líquida é submetida a destilação fracionada, e o primeiro componente que temos é o nitrogênio pelo fato do seu ponto de evaporação ser menor do que o oxigênio.
O nitrogênio e o oxigênio presentes no ar têm pontos de ebulição, respectivamente, de -195,8 ºC e - 183 ºC, Por isso, para separar estes dois gases a temperatura é inicialmente diminuída até o ar se tornar líquido (-200ºC). A partir daí, a separação ocorre através da destilação.
A obtenção do gás oxigênio em laboratório pode ocorrer de várias formas, mas apresentaremos duas: 1) Por aquecimento do clorato de potássio (decomposição térmica) em presença de um catalisador (substância que aumenta a velocidade da reação).
Uma reação química clássica para a produção de oxigênio, já conhecida há muitos anos, serviu de demonstração da Lei de Lavoisier de Conservação da Massa. Neste caso, obtém-se o oxigênio a partir do óxido de mercúrio, que quando aquecido, se transforma em mercúrio metálico mais oxigênio.
A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas, algas e algumas bactérias. ... Outra forma de produção do oxigênio é a fotólise: reação pela qual a radiação ultravioleta que entra na atmosfera decompõe a água atmosférica em óxido de azoto.
É extraído do ar atmosférico por liquefação fracionada. Ele apresenta uma cor azulada e é fortemente paramagnético. Nas CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão), o oxigénio torna-se líquido à temperatura -182,96 °C (ponto de ebulição) e seu ponto de fusão a −222,65 °C).
Chamado “LikeAFish” (como um peixe), o sistema de brânquias artificiais movido a bateria extrai pequenas quantidades de ar dissolvido que já existe na água para suprir oxigênio a mergulhadores, submarinos e habitats submarinos.
O nitrogênio líquido tem o número ONU 1977. O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 K (-196,15°C) e é um fluido criogênico que pode causar rápido congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1,4. ... Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maioria das aplicações.
Ingestão de oxigênio líquido – o que acontece será o seu último. De início, sua garganta vai ficar congelada e seu pescoço vai explodir como um copo de vidro quente em contato com água gelada. Enquanto o oxigênio líquido entra no seu corpo, tudo será congelado até a temperatura ficar balanceada.
O primeiro passo é tornar o ar atmosférico um líquido... Para separarmos os vários componentes gasosos do ar atmosférico a mistura de gases é primeiramente seca e transformada em ar líquido através do resfriamento a - 200 °C (liquefação).
Na teoria e no laboratório, a injeção de oxigênio e de vapor no carvão resulta na produção de hidrogênio. No processo, oxigênio líquido é colocado em um reservatório especial, localizado nas galerias da mina de carvão, onde se transforma em oxigênio gasoso, começando o processo denominado de gaseificação de carvão.
O oxigênio torna-se líquido à temperatura de -182,96 °C (ponto de ebulição) e solidifica a -222,65 °C (ponto de fusão). É extraído do ar atmosférico por destilação fracionada.
-218,8 °C
Resposta: Líquido, deixando em ênfase que o Ponto de Fusão do Oxigênio é de -218,8°, ou seja, abaixo dessa medida, ele passa a ser sólido. O ponto de Ebulição do Oxigênio é de -183°, portanto, acima dessa medida, ele se encontra em estado gasoso, como é encontrado na atmosfera.
-183 °C
O
Ebulição é o processo de transformação de uma substância do estado líquido para o gasoso. Quando ocorre essa mudança, a substância submetida ao calor fornece energia térmica para as moléculas encontradas no fundo do recipiente, fazendo com que a massa (m) diminua.
O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. Sua distribuição eletrônica é: 1s² 2s² 2p4 2 p 4 . Isso significa que o oxigênio apresenta 6 elétrons na camada de valência (2 + 4).