Ter uma sobrancelha diferente da outra é absolutamente normal! Assim como achar uma mais bonita que a outra. Essas diferenças ocorrem devido aos hábitos de dormir e expressões faciais ao longo dos anos... Todos nós temos diferenças de um lado do rosto e do corpo, mas hoje em dia essas diferenças podem ser minimizadas!
Trata-se da remoção do pigmento por meio de uma solução de água e sal. O líquido é aplicado por meio de um dermógrafo — mesmo aparelho utilizado para fazer a micropigmentação. Ao ser introduzido na pele, o líquido provoca um ressecamento na região e, posteriormente, a “expulsão” do pigmento.
Como vimos, o processo de micropigmentação é muito parecido ao de uma tatuagem, né? Mas infelizmente os incríveis resultados não permanecem para sempre. Geralmente, o período do efeito dura de 6 meses a um ano, mas isso pode variar de pele para pele, além dos cuidados tomados pós procedimento.
Na maioria dos casos, são necessários entre um e cinco sessões de remoção de tatuagem na sobrancelha a laser para eliminar totalmente os pigmentos, a quantidade dependerá do tipo de tinta, da pele e da técnica utilizada pelo profissional que realizou a tatuagem da sobrancelha.
O aparelho utilizado para remover micropigmentação é o Etherea MX, um dos mais modernos do mundo. O laser do Etherea MX atinge somente o pigmento da tinta, preservando a pele sem causar desconforto ao paciente. Cada sessão dura em média 15 minutos e o intervalo entre cada uma deve ser de 45 dias.
As sessões são rápidas e quase indolores. A fisioterapeuta dermatofuncional e diretora da Bioderma Medicina e Estética, Michele Nardoni, afirma que a depilação a laser de sobrancelha é possível graças a aparelhos modernos como o Soprano Ice – uma tecnologia avançada de refrigeração da pele durante todo o tratamento.
Para neutralizar sobrancelhas arroxeadas com predominância de vermelho, opte por 3 gotas de Honey e 2 gotas de Blond Light da RBKollors.
O profissional graduado em biomedicina, enfermagem, farmácia, e outros da área da saúde podem fazer o curso de remoção de tatuagem.
Despigmentação com ácido Remoção da micropigmentação com ácidos como o glicólico, tricloroacético ou lático. Resultados esperados: Atenuar ou remover o desenho feito na pele. Duração: Até 1h30. Quantidade de sessões: Depende do tipo de micropigmentação -- se profunda ou superficial -- e também das nuances do pigmento.
Para corrigir a micropigmentação por camuflagem, o profissional tem que estar muito seguro e ser habilitado para essa forma de correção, pois o conserto pode resultar em erro maior e ficar pior que o inicial. Nesse caso todo cuidado é pouco.
Limpeza. Nas primeiras três horas após o procedimento, o ideal é não molhar a região da sobrancelha. No restante do primeiro dia, faça a limpeza da pele aplicando água boricada ou soro fisiológico.
Existem outras formas de remover a Micropigmentação? Existem, sim, mas a despigmentação a laser é o único método recomendado para remover micropigmentação, pois ao contrário de outras técnicas, elimina totalmente o pigmento sem deixar marcas nem cicatrizes.
Existem várias técnicas de despigmentação, mas as mais famosas são com laser ou ácido. “A aplicação de ácido proporciona a renovação celular, descama a cútis e, gradualmente, remove a micropigmentação, mas se a pessoa já realizou muitos retoques, pode ser que não responda muito bem a essa técnica”, explica Fatima.
Existia uma substância chamada metil-éter da hidroquinona, que despigmentava irreversivelmente pela destruição dos melanócitos, mas ela não é mais encontrada. Pode-se tentar a despigmentação fazendo fórmulas à base de hidroquinona, mas ela deve ser aplicada em áreas restritas e seu efeito é duvidoso.
As principais técnicas de Despigmentação de sobrancelhas são: Despigmentação Segura com Ácido: O ácido usado na despigmentação é seguro e deve ser sempre liberado pela Anvisa. Ele é aplicado com dermógrafo, penetrando na pele e realizando um processo orgânico de expulsão dos pigmentos.
As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo.
Os cremes são indicados pelo dermatologista e podem ser comprados em farmácias, e dentre os mais indicados estão o Clariderm, Melani-D, Demelan, Ácido Retinóico, Ácido Kojico, Hidroquinona ou Differin.