Para fazer argila em casa, você irá necessitar dos seguintes ingredientes:
Para fazer um invólucro de argila você deve diluir a mesma em água abundante e fervida (pode estar fria ou quente) ou mesmo numa infusão que seja adequada para cada caso. A água deve ficar com uma espécie de aparência lodosa. Depois você deve introduzir ligaduras ou telas e cobrir com elas a parte a ser tratada.
Pegue Uma colher de sopa de argila em pó (são mais fáceis de encontrar a verde e a branca). Adicione água mineral ou chá de camomila (temperatura pode ser morna), até obter uma consistência pastosa e grossa. Aplique no rosto, evitando a região dos olhos e lábios.
Máscara de Argila Branca Dilua uma colher de sopa de argila branca (comprada em casas de produtos naturais) em água filtrada até que a mistura fique com uma textura grossa. Aplique no rosto e deixe agir por 10 minutos. Ao retirar, finalize o tratamento com água de coco gelada.
Como secar uma escultura de argila em 7 passos
De quatro em quatro ou seis em seis horas, dê uma olhada nele para ver se a argila está secando corretamente, sem rachar ou quebrar. O tempo de secagem vai variar com base na grossura do material e na umidade do ar, mas a maior parte das argilas autossecantes costuma endurecer completamente em até 72 horas.
Para que você consiga usar a sua máscara e dê tempo de você sentir todos os benefícios, o ideal é preparar em uma consistência mais pastosa, não muito aguada e nem muito grossa, que demore aí uns 10-15 minutos para chegar na fase de resfriamento. Mas não deixe secar totalmente.
Pré-aquecer, por cerca de 5 minutos, um forno a 95ºC. Colocar a peça de argila em uma assadeira. Quando o forno estiver aquecido, colocar a peça. Deixe a porta do forno um pouco aberta.
Ligue o secador e mantenha-o a uma distância aproximada de 10 cm da superfície da escultura. Mova-o para trás e para frente para cobrir a área inteira da superfície. O tempo de secagem total dependerá da dimensão do pedaço de argila.
Como endurecer a argila no micro-ondas
No caso de a argila estar muito mole a dica é colocar a mesma num saco plástico junto com bolas de jornal, assim a umidade será absorvida deixando a massa mais firme. Esteja atento também para fazer a troca das bolas de jornal pelo menos duas vezes ao dia. Antes que a argila fique dure retire-a do saco.
Conserve o barro macio enquanto trabalha na peça. Não deixe chegar a endurecer nem molhe muito a massa, já que a argila perderia consistência. Cada vez que a for tampar a peça, esborrife com um difusor de água uniformemente, sem encharcar muito a base.
Depois de remover toda a máscara, a dica é lavar o rosto com água fria para fechar os poros e deixar a pele mais iluminada; 4 - Por fim, com a pele limpa e preparada para receber nutrientes, é só aplicar um hidratante facial.
É normal a pele ficar avermelhada após a finalização da limpeza de pele com argila - se preferir, finalize com um hidratante para aliviar o ardor e a vermelhidão. A máscara pode ser feita a cada duas semanas. Já os produtos a base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente.
Ou seja, nada de esfoliar a pele antes de aplicar a argila ou usar um adstringente punk: retire a maquiagem (caso você esteja usando) com um demaquilante e depois leve-a apenas com um sabonete suave. Se você não tem um sabonete suave, shampoo de bebê ou sabonete de bebê (líquido) serve.
A freqüência do uso da máscara de argila, segundo Beatriz, depende do tipo de pele. "Quem tem pele seca não deve usar mais de duas vezes por semana. No caso das peles oleosas, pode ser usada em dias alternados", explica. A mais usada é a verde, mas ela indica a branca no caso de peles muito sensíveis.
Peles normais e secas podem usar até uma vez na semana para evitar o ressecamento do rosto. Já para mulheres que não têm tantos problemas ligados à oleosidade assim, a regrinha muda bastante: o ideal é usar a argila verde até uma vez na semana - ou, então, espaçar para intervalos de até 15 dias.
O uso da argila verde varia muito de acordo com o seu tipo de pele e as suas necessidades. É que uma pele mais oleosa, por exemplo, precisa de uma limpeza mais caprichada, então o mais indicado é usar a máscara de duas a três vezes por semana, no máximo.
Usar a argila verde todos os dias não é o mais indicado, mas para quem não abre mão da sensação sequinha que ela proporciona, é muito importante sempre usar um creme hidratante depois de tirar a fórmula do rosto.
Para quem quer usar argila branca na rotina de skincare, o ideal é aplicá-la uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias, se for aplicada diretamente no rosto. Se não for uma máscara facial, mas fizer parte da composição de algum produto, você pode usá-la diariamente.
Argila branca - é recomendada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, ação suavizante e cicatrizante. Argila vermelha - é indicada para peles mais sensíveis e rosadas.
Você pode usar a argila nos cabelos cada 15 dias. Você pode combinar o uso da argila com óleos vegetais e óleos essenciais específicos para seu tipo de cabelo e objetivo.
Misture 4 colheres de argila seca com água filtrada.
A argila branca é a mais indicada para tratar os fios danificados e porosos. Ou seja, aqueles que sofreram com procedimentos químicos ou outros tipos de fatores externos. É um dos tipos mais suaves de argila, portanto, pode ser usado por todos os tipos de cabelo também.
A argiloterapia funciona como um peeling capilar por um simples motivo: ela ajuda a remover as células mortas na região do couro cabeludo. Ou seja, é o tratamento ideal para fazer junto com o uso do shampoo de limpeza profunda. Juntos, a argiloterapia e o shampoo de limpeza profunda são conhecidos como detox capilar.
Vantagens do tratamento do ozônio para o cabelo