Quando se usa o MIM? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.
Qual a forma correta de se falar?
O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.
O que dizer ou disser?
Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal. Muitos falantes fazem confusão entre estas duas palavras, utilizando a forma no infinitivo impessoal dizer em vez da forma no futuro do subjuntivo disser.
Como dizer diz?
Dis ou diz
A forma correta de escrita da palavra é diz, com z. Diz é uma forma verbal do verbo dizer, também escrito com z. A forma verbal dis, com s, está errada.
Verbo dizer - Presente do indicativo: (eu) digo. (tu) dizes. (ele) diz. (nós) dizemos. ...
Verbo dizer - Imperativo afirmativo: --- (eu) diz (tu) diga (você)
Quando usar mim no final da frase?
Já o pronome mim é classificado como pronome pessoal oblíquo. Ele deve aparecer na frase com a função de objeto indireto no complemento. Está parecendo grego isso aqui, né? O que você tem que lembrar é que ele não realiza a ação, ele aparece na forma passiva e geralmente no final de frases.