Pode se dizer que os anfíbios não conquistaram definitivamente o ambiente terrestre, pois parte de seu ciclo de vida depende do ambiente aquático. ... Após a chamada memamorfose do jovem anfíbio para a fase adulta, a maioria das espécies deixa de habitar o meio aquático para ir para o meio terrestre.
Algumas de suas características permitiram a conquista do ambiente terrestre, antes inabitado, sendo as mais importantes a independência da água para reprodução (ovos com casca dura), pele queratinizada (impermeável), respiração exclusivamente pulmonar e mecanismos que evitam a perda de água.
Algumas características permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos répteis. ... A pele dos répteis é altamente queratinizada, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas. Isso dificulta a perda de água através da superfície do corpo e protege os répteis da dessecação.
Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos.