A região passou por vários processos naturais que favoreceram o acúmulo desse óleo chamado de ouro negro. Há 40 milhões de anos, o movimento das placas tectônicas – gigantescos blocos de rocha sobre os quais se assentam oceanos e continentes do planeta – contribuiu para o fechamento dos oceanos primitivos da região.
Atualmente, a lista é composta por: Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia e Irã.
a) Arábia Saudita, Irã, Kuwait. A maior parte da população não compartilha dessa riqueza pois elas ficam em posse das multinacionais que fazem a exploração petrolífera e/ou dos grupos que retém o poder político.
O Oriente Médio é considerado como uma região estratégica porque possui a maior bacia petrolífera do mundo e saída para o Mar Arábico, que ocorre via Golfo Pérsico. A maior bacia petrolífera do mundo é formada pelos países que compõem o Golfo Pérsico.
Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.
Principais produtores de petróleo Das jazidas conhecidas atualmente, as mais importantes estão no Oriente Médio, Rússia e repúblicas do Cáucaso, Estados Unidos, América Central e na região setentrional da América do Sul.
Praticamente 90% das reservas de carvão mineral, assim como das reservas de petróleo, encontram-se localizadas no hemisfério norte, bem como desertos, indicando que havia oceanos, onde atualmente quatro países detêm as maiores reservas: Rússia - 56.
A maior jazida de carvão mineral do país é a jazida de Candiota, no Rio Grande do Sul que responde por 23% das reservas oficiais do país (que chegam a 7 bilhões de toneladas) e também é a melhor em rentabilidade uma vez que suas reservas apresentam-se em camadas bastante espessas e de grande continuidade.
No Brasil uma das principais jazidas se encontra no Rio Grande do Sul, como no vale do rio Jacuí, cuja produção é consumida pelas usinas termelétricas locais.
O carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após esse processo resulta em uma substância negra. No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais, como as siderúrgicas.
Quanto maior o teor de carbono, mais puro e maior o poder energético do carvão. São quatro os tipos de carvão: Turfa, Hulha, Linhito e Antracito .
→ Desvantagens