Para obedecer à regra do octeto, o oxigênio precisa para se estabilizar de mais dois elétrons na última camada. O átomo de hidrogênio é uma exceção a regra do octeto se estabilizando com apenas dois elétrons.
O átomo A ao perder um único elétron, torna-se o cátion , portanto, monovalente. O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também.
Resposta. Para atingir tal estabilidade sugerida pela regra do octeto cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência,desse modo temos a estabilidade química .
Resposta. É que as interações de atração entre os íons são as mais fortes (atração eletrostática), ficando naquele modelo sólido, com as partículas juntinhas, organizadas, sem movimentação.
Substâncias iônicas: São sólidas na temperatura ambiente; Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição; São duras e quebradiças; Conduzem corrente elétrica quando dissolvidas na água e quando fundidas.