Uma das principais causas de “entalo” após cirurgia bariátrica é a mastigação inadequada dos alimentos. Verifique se está mastigando bem os alimentos e se precisa de avaliação com o dentista.
Cuidados especiais com os grãos e com a mastigação Também é importante prestar atenção na questão da mastigação. Quando a gente come mais rápido, há a tendência de entrar mais ar pelo esôfago. Isso gera maior quantidade de gases abdominais. Então comer devagar também ajuda a diminuir os gases.
Sensação de frio após a bariátrica Sentir muito frio também é um dos efeitos colaterais de cirurgias bariátricas. Isso ocorre porque, perder uma quantidade significativa de gordura, em um período relativamente curto, significa que você tem menos isolamento natural.
Após a cirurgia bariátrica, independente do método cirúrgico, os níveis de grelina produzidos pelo estômago caem drasticamente e com isso a sensação de fome.
Por isso é extremamente recomentado uma dieta em que seja evitado o consumo de carboidratos simples como farinhas brancas (pão francês), geleia, arroz branco, pipoca, macarrão, refrigerantes e açúcares (açúcar, balas e doces) e, dar preferência aos carboidratos complexos como leite desnatado, lentilha, grão de bico e ...
Dieta sólida Mas, afinal, quanto tempo depois da bariátrica posso comer churrasco? Geralmente, após um mês da realização da cirurgia bariátrica, quase todos os alimentos já foram introduzidos na alimentação diária. Por isso, o paciente já poderá consumir carnes, desde que pouco gordurosas.
Após cerca de 30 a 45 dias depois da cirurgia bariátrica a pessoa já pode voltar a comer alimentos que precisam ser mastigados mas em pequenas quantidades ao longo de 6 refeições diárias. Nessa fase pode ser útil usar um pratinho de sobremesa para comer pequenas quantidades em cada refeição.
"Nem todos desenvolvem a Síndrome de Dumping e, para evitá-la, é importante não consumir doces nos primeiros seis meses do pós-operatório", recomenda. A nutricionista, que faz parte da equipe multidisciplinar do Dr. Giorgio Baretta, explica que a Síndrome de Dumping gera uma alteração física da função de armazenamento.
Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete. A Dieta Pastosa tem uma duração um pouco maior e recomenda-se o período de 20 a 30 dias.
Evitando excessos em relação à quantidade, quase todos os alimentos podem ser consumidos a partir do 30° dia depois da cirurgia....Alimentos liberados na Dieta Após a Cirurgia Bariátrica
O mais breve possível. Na primeira etapa, pós-cirurgia, as atividades devem ser monitoradas, pelo menos, por 30 dias. Caminhadas progressivas e exercícios específicos são orientados caso a caso. Normalmente, após 40 dias já se pode realizar a maioria das atividades, salvo restrições médicas.
A suplementação deve conter vitaminas B12, B1 e B6, e a absorção é melhor por via intramuscular ou sublingual. A resposta ao uso de complexo B oral é muito variada e pode não ser efetiva. A dose pode variar, devendo ser avaliado por dosagem laboratorial de vitamina B12.