Freud então constatou que a hipnose apenas servia para provar que conteúdos podem ser armazenados em um local da mente, o inconsciente e que este inconsciente pode ser mexido. ...
Fato é que Freud sabia que tinha limitações na técnica e disse isso publicamente como uma das “justificativas” para descartar a hipnose. ... “A hipnose é uma técnica analgésica” – Freud disse que a hipnose não tratava nada, só mascarava sintomas ou dava um alivio analgésico ao paciente. Provavelmente ele estava certo.
James Braid
A hipnose é um estado psicológico especial induzido por meio de um pêndulo, do movimento do dedo ou da voz, ela vem sendo cada vez mais utilizada como instrumento no tratamento de diferentes diagnósticos.
A hipnose pode ser eficaz para diversos fins A hipnose é eficaz para o tratamento da depressão, da ansiedade, de fobias e vícios, de dores físicas, emagrecimento, disfunções sexuais, desenvolvimento pessoal, melhora na memória, entre outros.
Mas a pergunta que você deve estar se fazendo é outra: é possível se hipnotizar de propósito a ponto de criar transes com objetivos específicos? Sim. A auto-hipnose já traz bons resultados para aplacar dores e auxiliar no tratamento de traumas e fobias. ... Entre a hipnose e o sono, o relax geralmente dura uma hora e meia.
Para te ajudar a estudar, alguns pontos que você deve seguir:
A auto-hipnose não é um show no qual, após uma contagem, você ficará inconsciente e incapaz de responder pelos seus atos. A consciência está presente durante todo o processo. Inclusive, a técnica ajuda a atingir sua profundidade nos mais diferentes níveis para que o praticante atinja a cura por meio dela.