Resposta. Futurismo foi um dos vários movimentos do século 20 na música arte que homenagearam, máquinas incluídos ou imitadas. Ferruccio Busoni tem sido visto como antecipando algumas ideias futuristas, embora ele permaneceu casada com tradição.
Manifesto dei Musicisti Futuristi (Manifesto dos músicos futuristas), publicado em 11 de outubro de 1910, seguiu a linha de documentos semelhantes sobre literatura e pintura. ... Os futuristas exaltavam a violência e o conflito, e exigiam a destruição de instituições culturais, como museus e bibliotecas.
Os artistas futuristas foram os pioneiros na utilização de ruídos na música e, crítica e humoristicamente, criaram até um “teatro sintético futurista”, com peças cujos atos duravam menos de cinco minutos.
O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. ... Os artistas surrealistas tinham como objetivo usar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas.
Para trilhar a carreira de futurista, um requisito fundamental é ter uma curiosidade profunda – uma curiosidade embasada em métodos, e não puro achismo. A lista de habilidades e competências envolve ter um olhar analítico e noções dos impactos tecnológicos, inclusive das implicações éticas no uso de novas ferramentas.
Dinamismo e simultaneidade são termos paradigmáticos da proposta futurista. ... Em Futurismo e Fascismo (1924), Marinetti reúne discursos e relatos em que apresenta o futurismo como parceiro e precursor do fascismo. As propostas futuristas impregnam diversas artes.
O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.
Futurismo no Brasil O futurismo chegou ao Brasil na década de 1920, 13 anos depois do seu surgimento, quando já era considerado ultrapassado na Europa. ... Algumas influências futuristas puderam ser observadas na Semana de Arte de Moderna de 1922, como a exaltação do futuro e a ruptura com o passado.