Sem a conservação do meio ambiente, o crescimento econômico, ao invés de atender às necessidades da população será responsável pela miséria de inúmeros povos e, ainda, pelo comprometimento das condições de sobrevivência das gerações futuras.
3. Há também quem prefira trabalhar com projetos sociais e, nesse caso, há diversas atividades que podem ser exercidas tendo a preservação ambiental como inspiração. Uma das opções é a implantação e manutenção de hortas urbanas, que vêm surgindo nas grandes cidades, em espaços entre os prédios.
As unidades de conservação são um bom exemplo disso, alguns deles permitem que você possa fazer retirada de madeira desde que haja uma plantação de novas árvores. Outro exemplo é uso de materiais reciclados pelas empresas.
Mas, a partir de determinado nível (elevado) de renda, o crescimento econômico, a evolução tecnológica e a reestruturação política de proteção ambiental resultariam em diminuição dos níveis de degradação ambiental. Segundo Bousquet e Favard (2000), há maior poluição quando o nível de atividade econômica é elevado.
Pobreza e degradação ao meio ambiente estão fortemente interligados. É o que mostra o ranking EPI 2016 que mediu o desempenho ambiental de 180 países. ... O resultado confirmou: os países mais pobres apresentam alto nível de degradação dos seus recursos naturais. É de fácil compreensão essa relação.
O desenvolvimento sustentável pode ser atingido com um conjunto de políticas capazes de, simultaneamente, garantir o aumento da renda nacional, o acesso a direitos sociais básicos (segurança econômica, acesso a saúde e educação) e a redução do impacto do aumento da produção e do consumo sobre o meio ambiente.
Ações individuais
Resposta: Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.