2- POSIÇÃO DE TRENDELENBURG OU TRENDELENBURG MODIFICADA Esta posição as vezes pode interferir na respiração porque o peso adicional dos órgãos internos comprime o diafragma, o que pode ocasionar em dificuldades respiratórias.
Veja a seguir quais são elas.
Posicionamento de pacientes
Decúbito
Na posição prona ou decúbito ventral o paciente fica deitado de bruços sobre o abdome, com a cabeça voltada para um dos lados. As medidas de sustentação para o paciente nessa posição incluem a utilização de travesseiros e almo-fadas, conforme a necessidade.
Decúbito Lateral (direito ou esquerdo) Consiste na posição lateral esquerda ou direita, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Utilizada para conforto e verificação de temperatura pelo reto.
Para prevenir escaras, deve-se realizar a mudança de decúbito regular, ou seja, mudar a posição no leito a cada duas horas ou menos, conforme indicação profissional. Proteger essas proeminências ósseas com coxins também ajuda a evitar a pressão nos locais mais propícios a escaras.
A mudança de decúbito é definida como a mobilização do idoso no leito realizada com uma frequência, estabelecendo uma padronização e rotatividade das posições e, consequentemente, evitando a sobrecarga de pressão em uma determinada área da pele por um período prolongado.
A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação.
Os indivíduos que não conseguem se mover devem ser mudados de posição freqüentemente; a recomendação usual é a mudança de posição a cada 2 horas e a manutenção da pele limpa e seca. Os indivíduos que passam muito tempo ao leito podem utilizar colchões especiais (colchão piramidal).
A mudança de decúbito consiste em movimentar e mudar a posição do paciente acamado afim de proporcionar maior conforto e evitar complicações devido à imobilidade prolongada, tais como: descomprimir as áreas de proeminências ósseas, prevenir complicações pulmonares e úlceras por pressão e estimular a circulação.
É a troca de posição do paciente acamado ou restrito ao leito. pressão); • Facilitar a expectoração de secreção traqueal e brônquica; Impedir o aumento de secreção pulmonar. Todos os pacientes acamados ou restritos ao leito que estejam incapacitados de mudança de posição ativa.
O uso de restrição ou contenção somente deve ocorrer quando o risco de seu emprego é superado pelo risco de não utilizá-lo. É utilizada para proteger o paciente ou outras pessoas de lesões e traumas provocados por ele mesmo, ou para prevenir a interrupção do tratamento a que vem sendo submetido.
Posição Sentado Posicionamos o apoio das costas da cama hospitalar em 90° desta forma o paciente ficará sentado na cama. Finalidade deste posicionamento: Coloca-se o paciente sentado na cama hospitalar quando o objetivo do tratamento é melhorar a ventilação pulmonar.
Cuidados com pacientes acamados em casa
Cuidados com pacientes restritos ao leito
10 Exercícios Fáceis para Pessoas Acamadas
9 passos para levantar uma pessoa acamada
A fisioterapia deve ser realizada diariamente, ou no mínimo, 3 vezes por semana. Apesar do trabalho intenso da fisioterapia, alguns pacientes podem não apresentar grandes melhoras, pois os exercícios devem ser bem feitos e isso depende também da vontade do paciente.
Desenhos, exercícios físicos, jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, são tantas atividades que uma pessoa da terceira idade em quarentena pode fazer. Por isso, apresentamos 10 dicas de passatempos e desenhos para idosos....Trabalhar temas da infância do idoso
Os cuidados com a higiene de um idoso acamado consistem em:
Deixe o idoso tentar se alimentar sozinho caso ele se sinta mais à vontade assim e ajude-o somente quando for necessário para não tirar da pessoa acamada os pequenos momentos de independência que ela tem. Caso o idoso tenha dificuldades para mastigar, então você deve oferecer apenas alimentos líquidos e pastosos.
Para cuidar de uma pessoa que ficou acamada devido a alguma cirurgia ou a uma doença crônica, como Alzheimer, por exemplo, é importante pedir ao enfermeiro ou médico responsável instruções básicas sobre como alimentar, vestir ou dar banho, para evitar agravamento da doença e melhorar sua qualidade de vida.
A tosse faz parte do mecanismo de defesa do organismo para eliminar o catarro. O que é importante no auxílio da eliminação do catarro é a umidificação do ambiente (uso de vaporizadores), o uso de inalações e o consumo de bastante líquido. A fisioterapia respiratória é sempre indispensável.