Ao escutar seus pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originavam da não aceitação cultural; ou seja, seus desejos eram reprimidos, relegados ao inconsciente. Notou também que muitos desses desejos eram fantasias de natureza sexual. O método básico da psicanálise é o manejo da transferência e da resistência.
No Brasil, a Psicanálise aportou pelas mãos do psiquiatra baiano Juliano Moreira, fundador da moderna psiquiatria brasileira ao redor de 1912, secundado por outros pioneiros como Arthur Ramos, Júlio Porto-Carrero e Francisco Franco da Rocha o qual, em 1920, publicou um dos primeiros livros de divulgação da doutrina ...
A psicanálise como pseudociência Podemos compreender a epistemologia de Popper como normativa justamente por sua ênfase na demarcação entre as teorias que jogam o jogo da ciência e aquelas que se querem científicas, mas que não obedecem às regras do jogo.
Quando diz que a Psicanálise, como “psicologia das profundezas”, é uma parte da Psicologia, e esta uma “ciência especial” que obedece aos cânones da Ciência tout court, é evidente que, para ele, só existe um tipo de ciência, e não dois, humanas e naturais.
São exemplos de atividades majoritariamente classificados como pseudociências: pseudoarqueologia, pseudo-história, parapsicologia (mediunidade, espiritismo científico, problema mente-corpo), cubo do tempo de Gene Ray, astrologia, criacionismo, design inteligente, terra plana, ufologia, homeopatia, grafologia, efeito ...