A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
Elasticidade-renda da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variação percentual na renda do consumidor. ... Os normais, são aqueles cuja quantidade demandada aumenta conforme a renda aumenta e vice-versa, um exemplo são produtos eletrônicos.
A incidência tributária depende da elasticidade-preço relativa da oferta e demanda. Quando a oferta é mais elástica do que a demanda, os compradores suportam a maior parte da carga tributária. Quando a demanda é mais elástica do que a oferta, os produtores assumem a maior parte do custo do imposto.
Se a curva de demanda é elástica, receita total cai quando o preço aumenta. ... Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, desta forma a receita total aumenta.
Resumo. O conceito chave quando se pensa sobre como obter a maior receita é a elasticidade preço da demanda. A elasticidade preço da demanda também desempenha um papel fundamental em determinar se uma empresa pode passar o aumento dos custos de produção para os consumidores ou beneficiar-se de uma redução nos custos.