Devido a ulceração da membrana que cobre o tecido, as fibras nervosas ficam expostas e causam grande incômodo na área da ferida. Para aliviar a dor, muitas pessoas recorrem ao bochecho de água morna com sal ou colocam um pouco de sal diretamente na lesão.
Sal. O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água.
“Dura de 10 a 14 dias, com pelo menos quatro dias de dor”, completa o dentista. Não há nada de grave nas aftas, são apenas lesões esbranquiçadas e às vezes amareladas, de 2,3 mm a 8 mm, sem pus, bactérias ou outros sinais de infecção.
No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva. O método mais correto de aplica é diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.
“Problemas estomacais ou no tubo digestivo em geral, acidez bucal, estresse, predisposição genética, uso de certos medicamentos, falta de higiene, e, principalmente, agressão à mucosa bucal podem ocasionar aftas. O diagnóstico depende de cada paciente”, explica.
A origem das lesões de afta “Por mais que seja raro, alergias à alguns alimentos como noz, avelã, canela, abacaxi, tomate, café, refrigerantes e outras frutas cítricas podem piorar o quadro do paciente",completa.
“As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André. De acordo com o profissional, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para que ela cicatrize, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra.
Embora ninguém saiba o que causa a afta, vários fatores combinados podem contribuir para seu aparecimento. Os fatores mais comuns são: Lesão bucal: tratamento dentário, escovação, prática de esportes, mordida na bochecha. Sensibilidades alimentar: chocolate, café, alimentos altamente ácidos ou condimentados.
5 alimentos que causam afta para comer sem exageros
Embora a ciência não tenha uma explicação 100% definida para a origem da afta, já se sabe que ela começa com um machucado na camada superficial da mucosa da boca, o tecido epitelial. A agressão é fruto de déficit vitamínico, baixa na imunidade, excesso de acidez ou até traumas, caso de uma mordida.
Os seguintes sinais podem indicar a existência de uma ferida ou lesão bucal: Aftas são inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. As aftas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com herpes, causado por um vírus contagioso.
Depois de alguns dias, a sua tatuagem começa a cicatrizar, o que acaba deixando a pele do local mais seca. Esse aspecto ressecado causa uma sensação de coceira, mas os tatuadores alertam: não pode coçar de jeito nenhum! Manipular o local pode abrir a ferida que estava cicatrizando, demorando mais tempo para ficar boa.
2.
“A lavagem do local da tatuagem deve ser feita no tempo recomendado pelo tatuador apenas com água e sabonete”, afirma a Dra. ... Para isso, priorize banhos frios ou mornos, pois a água quente pode ser prejudicial à pele. Utilize sabonete neutro para evitar reações alérgicas e faça movimentos suaves na região sensibilizada.
Alimentos remosos
Nesse contexto, muitos alimentos são vistos como vilões após uma pessoa fazer tatuagem, como por exemplo: açaí, queijo, chocolate, pizza, frango, sushi, carne de porco, além do consumo de bebidas alcoólicas.
Alimentação: tudo o que você deve fazer para acelerar a cicatrização da tatuagem