Lapis: lap-is.
Significado de Tesoura substantivo feminino Instrumento cortante constituído por duas lâminas móveis reunidas por um eixo. Cruzamento das rédeas com que os cocheiros dirigem uma parelha de tiro. [Figurado] Pessoa maledicente. [Brasil] Peças de madeira ou ferro que suportam a cobertura de um edifício.
Na palavra "tesoura" encontramos um ditongo. Os encontros vocálicos são a união de duas ou três vogais em uma palavra. Os ditongos são formados pelo encontro de uma vogal com uma semivogal que permaneçam na mesma sílaba quando ocorre a separação silábica. Diferente do hiato, em que as vogais se separam.
Tesoura é ditongo,pois possui duas vogais juntas.
1. Homem tesoura. Homem que tem por prazer, tesourar o amigo quando ele está xavecando ou afim de uma gata.
Significado de Tesourar [Brasil] Fam. Falar mal de.
1. Pop. Fazer intervenções diretas contra uma pessoa, impedindo-a de manifestar-se.
Tesoura é um objeto utilizado para cortar materiais de pouca espessura e que não requerem grande força de corte, como por exemplo papel, cartão, tecidos, arames, cabelo ou unhas, entre outros. A tesoura é constituída por duas lâminas, articuladas numa charneira.
As tesouras na época eram feitas de ferro, bronze e apresentavam um corte imperfeito. O maior avanço para o objeto foi dado por Robert Hinchliffe, que produziu o primeiro par de tesouras modernas em aço polido. Realidade que permitiu ainda mais o aperfeiçoamento do corte, responsável pela massificação da tesoura.
A matéria-prima é o principal diferencial da linha Creare. As tesouras são fabricadas com aço japonês 440C, o material mais usado para tesouras de cabeleireiro de alta qualidade. Este aço tem alta durabilidade e resistência à corrosão e ao desgaste.
Qual a origem da tesoura? Os primeiros modelos surgiram na Europa há cerca de 5 mil anos e tinham as lâminas unidas por uma mola. O uso doméstico se iniciou no século XVI, mas só a partir de 1761, com a manufatura de tesouras de aço pelo inglês Robert Hinchliffe, o utensílio tornou-se realmente popular. ...
A matéria-prima do caderno, como não poderia deixar de ser, é o papel.