Vetores e Matrizes são estruturas de dados muito simples que podem nos ajudar muito quando temos muitas variáveis do mesmo tipo em um algoritmo. ... 300 variáveis no total, sem contar a quantidade de linhas de código que você vai precisar para ler todos os dados do usuário, calcular as médias e apresentar os resultados.
Alguém da área chamaria de estruturas de dados. A ideia é que essas estruturas façam o mesmo que guarda-roupas, cabides e gavetas: organizem dados! Portanto, de todas as estruturas de dados, o array é o mais comum. É o papel pautado das linguagens de programação.
Um array é um vetor de objetos ou tipos primitivos, possui um tamanho fixo informado no momento em que é inicializado. Um ArrayList é uma implementação da interface List, outra implementação desta interface é o LinkedList. Como o nome sugere, são implementações de um tipo de dado conhecido como Lista.
Variáveis armazenam apenas um valor; vetores e matrizes armazenam mais de um valor simultaneamente, sendo em vetores lado a lado e em matrizes, separado por linha e coluna.
Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas outra comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica, a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto.