A medida de Pressão Arterial Média vem sendo realizada com maior freqüência, em cirurgias de médio e grande porte, devido à facilidade que ela representa na detecção de variações rápidas e bruscas dos parâmetros hemodinâmicos desses pacientes.
O diagnostico precoce da hipertensão ajuda a minimizar o risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência renal. Portanto, todos os adultos devem aferir a pressão e conhecer seus níveis de pressão arterial.
Na inserção do cateter:
Zerar nada mais é do que “tarar” o monitor, como se faz com uma balança. Você deve fechar o circuito para o paciente, ou seja, a leitura do monitor vai representar todo o circuito menos o componente da artéria do paciente. O próximo passo é tarar, ou seja, apertar o botão “zerar”.
Ele fornece um fluxo constante de 3ml/h na configuração adulta e 3ml/h na configuração neonatal (deve ser utilizado somente com bomba de infusão), para assegurar que a linha fique obstruída. A base do transdutor é angulada para facilitar a operação do zero e possui uma trava que garante a montagem na posição correta.
Cateter utilizado para monitorar a pressão arterial de forma invasiva, obter amostras de sangue e administração de medicamentos e fluidos.
De acordo com a literatura consultada a monitorização hemodinâmica é uma técnica invasiva utilizada para medir pressões intracardíaca, intrapulmonar e intravascular(6). É usada para avaliar a função cardíaca e determinar a eficácia da terapia(7).
É um teste para a verificação da circulação arterial da mão, por meio da análise de perfusão das artérias radial e ulnar.