A produtividade primária líquida pode ser definida como: 1) a biomassa disponível para os níveis tróficos, após subtração da energia consumida na respiração das plantas da produtividade primária bruta. ... 4) produtividade que opera a nível de consumidores secundários, terciários e quaternários e dos decompositores.
Porque um volume baixo de oxigênio significa que não há uma fotossíntese eficiente, consequentemente não há muita produção de alimento (produção primária) pela planta. A fotossíntese consome CO2 para producão de energia (alimento) e libera oxigênio.
A eficiência trófica. é calculada pela porcentagem de energia que os consumidores em um nível trófico ganham e convertem em biomassa a partir da energia armazenada total do nível trófico anterior.
A energia pode ser representada através das chamadas pirâmides ecológicas. Uma pirâmide de energia mostra a quantidade de energia química potencial que está disponível em cada um dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar. A base da pirâmide sempre é representada pelos organismos produtores seguidos dos consumidores.
A eficiência da transferência de energia limita o tamanho da cadeia alimentar. A energia é transferida entre níveis tróficos quando um organismo come outro e obtém moléculas ricas em energia do corpo de sua presa.
A produtividade primária líquida (PPL) do ambiente natural (não antropizado) é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural, por unidade de tempo e espaço (Field et al., 1995; Sun et al., 2004; Feng et al., 2007).
Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos; enquanto que os componentes abióticos são os fatores químicos, físicos e geológicos do ambiente, como luz, umidade, temperatura, nutrientes, solo e água.
Em ecologia, chama-se produtividade duma espécie, população ou ecossistema, a quantidade de matéria orgânica produzida por essa entidade num determinado período (geralmente um ano).
Em seguida, vamos analisar os principais fatores que interferem na eficiência de produção....Fatores que afetam a produtividade das empresas