O chá das folhas de hortelã da folha grossa é indicado principalmente como antimicrobiano, expectorante e broncodilatador, sendo amplamente utilizado no tratamento de tosse, rouquidão e inflamações da boca, das gengivas e amígdalas.
Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 3 colheres de folhas secas de hortelã em 250 ml de água fervente e tampar durante 5 minutos, coar e beber o chá entre 2 a 4 vezes ao longo do dia. Em alternativa, as folhas frescas retiradas da planta também podem ser utilizadas.
Chá de hortelã com limão é detox, rico em vitaminas e antioxidante. Quando incrementado com limão, o chá de hortelã se torna ainda mais nutritivo. Essa combinação é rica em vitaminas A, do complexo B, C, agentes antioxidantes e ainda surte um forte efeito detox no organismo.
A hortelã-pimenta, quando consumida na forma de chá ou extrato concentrado, pode ajudar a aliviar as dores menstruais fortes, já que possui substâncias naturais anti-inflamatórias.
A hortelã-pimenta possui propriedade descongestionantes e broncodilatadores, ajudando a limpar os pulmões, a acalmar a irritação na garganta, a diminuir a tosse e a desentupir o nariz e, por isso, pode ser usada a aliviar os sintomas de gripe e resfriado.
São usadas como anti-inflamatórios e funcionam como calmante natural. As propriedades medicinais vão além. A hortelã–pimenta também é consumida como descongestionante e expectorante, bactericida, antisséptico, para tratar enjoos e para auxiliar na digestão.
Colocar as folhas de hortelã numa xícara de chá com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 10 minutos e coar. Este chá deve ser consumido de 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.
Para preparar o chá de hortelã, deve-se ferver 150 ml de água, e quando começar a ferver, apagar o fogo. Depois, basta acrescentar 1 colher de sopa de folhas de hortelã, tampar, deixando descansar por 5 a 10 minutos, coar e beber.
A dosagem usada em cada situação depende da forma e do produto, sendo especificada no rótulo da embalagem ou na caixa de instruções do fabricante e, em caso de dúvida quanto ao uso, deve-se consultar o médico antes.
O chá de folhas de hortelã, quando combinado com a laranja amarga, é bom para ajudar no tratamento da febre, porque promove o aumento do suor. Além disso, também é bom para problemas respiratórios, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.
Partes usadas: Folha, seiva (espremida da folha)….Tosse, rouquidão, bronquite, inflamação da boca, dor de garganta. Uso tópico em afecções de pele.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os nomes populares para o hortelã-pimenta são: menta, hortelãzinho, hortelã de panela, hortelã-de-cheiro, hortelã da folha miúda, hortelã da horta, hortelã-comum.
A hortelã-pimenta pode ser usada na forma de chá com folhas frescas, secas ou trituradas da planta ou na forma de tinturas, de cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleos essenciais para a pele. Veja algumas receitas de chá com esta planta.
Adicionar 1 colher da mistura das ervas a hortelã em uma xícara e colocar a água fervente. Tampar e deixar repousar durante 10 minutos. Este chá deve ser tomado preferencialmente à noite.
O chá de hortelã possui propriedades digestivas, analgésicas, imunoestimulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias, vasodilatadoras, antibacteriana, antifúngica, antivirais e estimulantes. Essas propriedades são devido aos compostos ativos presentes na hortelã, como o mentol, mentona e óxido de piperonita, por exemplo.
Juntar todas as plantas numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Tampar, deixar repousar por 5 a 10 minutos e coar. Este chá pode ser tomado de 3 a 4 vezes por dia.
O sabor e os benefícios. Segundo a profissional de nutrição, a hortelã tem o gosto mais doce, devido à sua origem, e diferentemente da pimenta, é utilizada como repelente natural.
Um destaque, segundo Jamile Tahim, é que a hortelã-pimenta pode diminuir os sintomas da síndrome do intestino irritável por conta das propriedades analgésicas.
A hortelã-pimenta ajuda a acalmar, diminuir a dor e a inflamação das feridas da boca devido à sua propriedade antisséptica. Nesse caso, é recomendado o uso de folhas de hortelã-pimenta, que podem ser colocadas na água fervida para fazer inalações, enxagues e gargarejos.
*Lara Luppi é nutricionista clínica funcional e esportiva. Atua em consultório particular com foco em pacientes que buscam resultados estéticos (emagrecimento e hipertrofia), pacientes com desordens intestinais e intolerâncias e doenças como diabetes, hipertensão, gordura no fígado.
Modo de preparo Primeiramente, coloque no liquidificador 1 maço de agrião fresco e depois coloque 1 colher de sopa de mel e suco de 1 limão. Em seguida, levar a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência pastosa. Além disso, tome 1 colher de 3 a 4 vezes ao dia.
A parte mais utilizada do eucalipto é a folha triturada e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá. Chá: pode ser tomado de 1 xícara de 2 a 3 vezes por dia; Inalação: colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente e inalar o vapor por alguns minutos.
Faça uma inalação com 1 litro de água fervente sobre 6 ou 8 folhas de eucalipto. Aspire o vapor duas vezes ao dia. O chá é usado para abaixar a febre e combater dores de ciático e gota. Também alivia crises de reumatismo e estimula as defesas.
Já as folhas frescas ou secas de eucalipto podem ser usadas no preparo de chás e gargarejo de água morna para aliviar uma dor de garganta. Faça um chá de eucalipto fervendo de 2 g a 4 g de folhas secas em uma xícara de água por cerca de 10 a 1 5 minutos.
Inalação colocar de 3 a 5 gotas de óleo essencial em recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha fechar os olhos e inalar o vapor por alguns minutos.