Diafragma é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório.
Os músculos que atuam nas costelas são os intercostais internos e externos, subcostais, transverso do tórax, levantadores das costelas (já mencionado anteriormente), serrátil posterior (já mencionado anteriormente) e quadrado lombar.
A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região.
Costocondrite Ela acontece devido à inflamação das cartilagens que ligam as costelas superiores ao osso do esterno e, por isso, é comum sentir intensa sensibilidade na região entre os mamilos, especialmente ao fazer pressão sobre a região. Veja todos os sintomas da costocondrite.
Também é muito importante consultar seu médico imediatamente se você sentir alguma dor ou lesão como resultado de um espasmo muscular nas costas, para determinar a causa, minimizar a lesão e permitir que a cura ocorra corretamente.
Considerado uma contração involuntária do músculo, ele aparece, principalmente, quando o estresse atingiu o seu limite ou quando houve uma sobrecarga muscular. Em geral, o espasmo também pode ser o resultado de noites mal dormidas e tensão acumulada.
Tremor é um movimento muscular involuntário, de certa forma rítmico, que envolve movimentações oscilatórias de uma ou mais partes do corpo. É o mais comum de todos movimentos involuntários e pode afetar as mãos, braços, cabeça, face, cordas vocais, tronco e pernas. A maioria dos tremores ocorre nas mãos.
Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças.
Por que trememos de nervoso? Quando identifica uma situação de perigo, o hipotálamo ativa a reação de luta ou fuga (veja no quadro abaixo). Isso acelera a respiração e os batimentos cardíacos para que os músculos possam fazer uma força extra. E os músculos, sabendo do que está por vir, ficam tensos.
Por que o corpo treme durante o processo? A contração da próstata mexe com terminações nervosas e músculos da coxa, e isso pode provocar tremores e espasmos. Na mulher, acontecem contrações em toda a região pélvica.
Definição. O tremor essencial (TE) é um distúrbio do movimento que geralmente afeta as mãos, mas também pode afetar cabeça, voz e pernas. O tremor essencial não é uma doença fatal, mas pode ser um distúrbio gerador de alterações nas condições de vida.
Entretanto, existem outras diversas causas de tremedeiras, tanto desencadeadas por momentos de ansiedade, consumo de substâncias estimulantes, ou provocadas por doenças neurológicas e musculares, sendo que as principais são a doença de Parkinson, o tremor essencial e o tremor fisiológico exacerbado.
O que é Tremores? Os tremores são movimentos musculares geralmente involuntários, rítmicos, que podem envolver uma ou mais partes do corpo. O tremor é mais percebido nas mãos e nos braços, mas pode afetar qualquer outra parte, como pernas e até mesmo a cabeça e a voz.
Jovens com tremedeira na mão podem ter doença dos nervos Tremer é uma resposta do corpo a alguma situação que cause nervosismo, cansaço, frio ou febre, por exemplo.
Como tratar: para diminuir os tremores e outras reações derivadas da ansiedade, é necessário se acalmar, o que pode ser feito com respirações profundas, uma meditação ou se afastando da situação estressante.
O tratamento mais utilizado para tremor essencial inclui as seguintes medicações: propranolol, primidona e clonazepan. Pode-se utilizar ainda gabapentina e topiramato.
Muitas pessoas associam o sintoma de mãos trêmulas à doença de Parkinson. Contudo, a causa mais comum de tremor nas mãos é o tremor essencial. O tremor essencial é diferente do tremor da doença de Parkinson, porque afeta as mãos quando elas estão se movendo.
O tremor essencial na cabeça define-se por movimentos curtos e rápidos da cabeça em movimentos de “sim-sim” e “não-não”. Como se alguém acenasse com a cabeça para um pequeno gesto de sim ou de não, só que com movimentos curtos e rápidos e repetitivos, como características de tremor.
É uma condição fisiológica para que o corpo ganhe calor. Contudo, também existe o tremor essencial, que não tem uma causa definida, mas possui traços familiares. Esse tipo de tremedeira também não evolui para outros problemas, mas pode piorar com a idade, ansiedade, frio, angústia e medo.
Isto pode ocorrer por dois fatores desencadeados pelo estresse emocional. Hipertensão arterial, que causa dilatação das artérias e veias, fazendo-as pulsar mais forte e /ou tensão muscular causada pela contração involuntária dos músculos da região cervical e craniana.
Estes tremores finos pioram durante o movimento e com o nervosismo em situações de estresse emocional como falar em público, ou na presença de um grande grupo de pessoas. O tremor piora com movimento intencional, durante a ação, como pegar uma xícara de café. Em geral, os tremores cessam ou diminuem com o repouso.
Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores.
Aparentemente, trata-se de uma simples colher com ar infantil, um cabo generoso, para segurar o utensílio com o punho, no qual se esconde um mecanismo e a bateria que reduz os tremores que sofrem os doentes de Parkinson.
O tremor de repouso é aquele que ocorre quando o segmento corporal está relaxado ou fora da ação da gravidade e que desaparece com ato motor voluntário. Costuma ser encontrado na doença de Parkinson (que é a causa principal), no parkinsonismo plus, no parkinsonismo heredodegenerativo e no parkinsonismo secundário.
O tremor no corpo é um sintoma comum nas consultas de neurologia. Segundo o NINDS, "tremor" é um distúrbio de movimento caracterizado por contração muscular involuntária, rítmica e repetida. O tremor no corpo produz uma sensação de "balançar ou chacoalhar".