EQST

Como Funciona A Lgica Aristotlica?

Como funciona a lógica aristotélica?

A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas.

Quais os princípios da lógica aristotélica?

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. ... A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.

O que era a lógica para Aristóteles?

Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.

Quais são as duas subdivisões da lógica aristotélica?

O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: “Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal”. Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição.

O que é a lógica formal ou aristotélica?

A lógica aristotélica tem como objetivo estudar a relação do pensamento com a verdade. Podemos defini-la como uma ferramenta para analisar se os argumentos utilizados nas premissas levam a uma conclusão coerente. Aristóteles resumiu suas conclusões sobre a lógica no livro Organum (instrumento).

Como Aristóteles dividiu a lógica?

Na Grécia Antiga a lógica foi estabelecida como disciplina por Aristóteles, com a sua obra Organon. Ele dividiu a lógica em formal e material. ... A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.

Quais são os princípios lógicos fundamentais?

Os princípios lógicos são fundamentalmente dois: princípio de identidade e princípio de razão suficiente. ... O princípio da não contradição exprime o princípio da identidade sob forma negativa e formula-se: uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto.

Quais são os princípios do silogismo?

As premissas, para formar um silogismo, devem ser assim distribuídas: A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos maior e menor.

O que é lógica qual a melhor resposta?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

Qual é a divisão da lógica?

A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.

O que é a lógica formal?

Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade. ... Trata-se de uma introdução simples e didática à lógica formal, para aqueles que desejam ter uma primeira abordagem com o tema.

Qual a diferença de lógica matemática para lógica formal?

lógica material (ou maior), parte da lógica que trata da aplicação das operações do pensamento segundo a matéria ou natureza dos objetos a conhecer. Enquanto a lógica formal se preocupa com a estrutura do pensamento, a lógica material investiga a adequação do raciocínio à realidade.

O que afirma o princípio da identidade?

RESUMO - O princípio da identidade afirma que tudo é idêntico a si mesmo. ... O princípio lógico fundamental é o princípio da identidade: tudo é idên- tico a si mesmo. Em fórmula, A é A. Por exemplo, podemos dizer a árvore é árvore.

O que é princípio da comparação?

É a desenvolturalidade de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo (com, como, parecia, etc.) e busca realçar determinada qualidade do meio termo (como, tal, qual, assim, quanto, etc.).

O que é o termo médio no silogismo?

Termo médio – aparece em ambas as premissas, mas não aparece na conclusão (faz a ligação entre as duas premissas) Termo maior – aparece na premissa maior e é o predicado da conclusão.

Qual a função do termo médio no silogismo?

2. O termo médio não deve jamais aparecer na conclusão do silogismo. A função do termo médio é ligar as duas premissas.

O que é lógica * sua resposta?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

Quais são os três princípios básicos da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Quais são os tipos de lógica?

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução....Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
  • Indução é determinar a regra.
Mais itens...