A Terceira Geração Romântica tem como principais características:
Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
Características, autores e obras A prosa modernista da “Geração de 45” se divide urbana, regionalista e intimista. A obra de Clarice Lispector (1920-1977) é excelente representante da prosa intimista com obras como “A Cidade Sitiada” (1949), “A Paixão Segundo GH” (1964) e “A Hora da Estrela” (1977).
Clarice Lispector e Mario Quintana são escritores desse período.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.
É considerado um período multifacetado das manifestações artísticas. Entre suas características estão: individualismo, pluralidade, liberdade de expressão e espontaneidade. Saiba mais sobre o Modernismo: Características do Modernismo.
O modernismo é um movimento da literatura brasileira que surgiu em 1920 e se estendeu até meados de 1978. Dividido em três fases principais, a literatura moderna reúnecaracterísticas inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita.
Resposta
Características do Romantismo são o subjetivismo, individualismo, a grande idealização, sentimentalismo exagerado, egocentrismo, interação da natureza junto ao eu-lírico, a contemplação do grotesco e sublime, medievalismo e o byranismo.
A literatura do Realismo reflete a realidade da segunda metade do século XIX nas produções literárias. As características da literatura realista se contrapõem com as românticas. ... Os cenários passaram a ser urbanos e o ambiente social passou a ser valorizado ao invés do natural.
Resposta. OS REALISTAS DESEJAVA RETRATAR O HOMEM E A SOCIEDADE EM SUA TOTALIDADE, A FACE NUNCA ANTES REVELADA, A DO COTIDIANO MASSACRANTE, DO AMOR ADÚLTERO, DA FALSIDADE E DO EGOISMO HUMANO, DA IMPOTÊNCIA DO HOMEM COMUM DIANTE DOS PODEROSOS.
A vertente do realismo retrata o homem e a sociedade de maneira crua, sem filtros ou pudor em relação a todas suas impurezas e defeitos. É comum temas como desigualdade social, adultério, ganância e impotência, ambos retratados a fim de evidenciar ou exibir a verdadeira natureza humana.
A proposta do romance publicado por Gustave Flaubert, que deu início ao Realismo no mundo, explanava sobre o amor de uma maneira completamente diferente do Romantismo, pois, no Realismo, o amor era mostrado sem subjetivismos, sendo feita uma análise psicológica do personagem.
Resposta. Explicação: No Brasil, o maior representante do Realismo foi Machado de Assis. Sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas é considerada fundadora do movimento, e seu modo de escrever, com digressões e ironias, marcaram o estilo literário brasileiro.
“Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia” é uma de suas célebres frases, e reflete o esmero com que se dedicou à estilização de sua prosa. Os cenários vulgares ou muitas vezes degradantes do realismo são trazidos à tona por meio de uma descrição luminosa, rítmica, feita com esmero.
França
Confira a seguir quais são os principais escritores da literatura realista.