zoneamento urbano “[...] ... Tendo como base a concepção desses autores, entende-se por zoneamento como instrumento utilizado no processo de planejamento urbano, cujo objetivo central é a utilização racional do solo urbano, sendo assim preponderante para a gestão do território.
O plano diretor é um projeto de cidade no que tange aos seus aspectos físico-territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade técnica de um arquiteto urbanista com a participação de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo.
Planejamento urbano: mais do que uma necessidade. O planejamento urbano é o processo que busca controlar o desenvolvimento das cidades por meio de regulamentações locais e intervenções diretas, atendendo a uma série de objetivos, como mobilidade, qualidade de vida e sustentabilidade.
O planejamento urbano é um processo importante para o desenvolvimento da cidade visando a melhora das áreas urbanas existentes e das que serão criadas. É um tema importante e que precisa de atenção, pois envolve o espaço urbano e, consequentemente, todas as relações que nele existe e se desenvolverão.
Infraestrutura adequada, saneamento e boa mobilidade são somente alguns dos benefícios que podem surgir com as cidades planejadas. Desenhar uma cidade do zero e manter um planejamento contínuo permite que os centros urbanos sejam bem administrados e, consequentemente, traz impactos positivos para a economia e política.
A primeira cidade planejada do Brasil O objetivo era fazer dessa cidade a capital do país, uma fortaleza militar, um centro administrativo para o Império no Novo Mundo. E essa foi a sua importância pelos duzentos anos seguintes. Salvador foi, portanto, a primeira cidade planejada do Brasil!
5 cidades que foram planejadas no Brasil
Cidade planejada é qualquer comunidade que foi cuidadosamente planejada desde o seu início e é normalmente construída em uma área anteriormente subdesenvolvida. ... Conflitos de uso da terra são menos frequentes em comunidades planejadas, uma vez que são criadas com áreas com ocupação predeterminada.
O objetivo era tentar diminuir o problema de circulação de carros e pessoas. O plano inicial de Lúcio Costa era desenhar a cidade com base no formato de uma cruz ortogonal, contudo, a topografia do terreno e as necessidades de circulação fizeram com que o projeto fosse modificado, deixando o eixo transversal curvado.
Cidades Planejadas correspondem àquelas constituídas a partir de um projeto ou plano diretor discutido e analisado antes da sua execução, nesse caso há uma preocupação com a configuração da cidade, como largura das ruas, escolha de espaços específicos para comércio, residências e outras funções.
Cidade planejada: é uma cidade que foi planejada, seu surgimento e construção se deram a partir de um planejamento que incluía instruções de arquitetura, formação de avenidas e ruas, estruturas e formato. Resumindo, é algo que foi planejado antes de ser formado.
Algumas cidades surgem espontaneamente e vão crescendo pouco a pouco, com a atividade comercial ou a instalação de indústrias. São as chamadas cidades espontâneas. Outras cidades foram planejadas, que surgiram para atender a interesses políticos ou econômicos. São as cidades planejadas.
As cidades planejadas se diferenciam das chamadas cidades “naturais” por partirem de algum projeto pré-definido. Em geral, são construídas a partir de áreas onde antes não existia nenhum núcleo urbano significativo. Foram, então, idealizadas segundo alguma teoria norteadora.