Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
O nome científico do joão-de-barro é Furnarius rufus, tendo sido descrito pela primeira vez por Johann Friedrich Gmelin em 1788. Pertence à ordem dos Passeriformes, família Furnariidae.
Significado de João-de-barros substantivo masculino Ave amarela do Brasil, que é do tamanho de um melro, e faz o ninho com barro, do que lhe proveio o nome.
Nome comum: João de barro ou forneiro. Características: O João de barro é um pouco menor que o sabiá. ... O João de barro é conhecido pela habilidade com que constrói seu ninho de barro nos postes, nas traves das porteiras ou nos galhos de árvores desnudas. Além disso, é uma ave dócil e de boa convivência com o homem.
Você já deve ter ouvido falar desta historia popular. Mas, ela é um mito! Muitos ninhos abandonados são encontrados com a parede trancada, por isso se imaginava que o macho havia prendido a fêmea, deixado-a morrer por motivos de traição.
A espécie é conhecida por ser considerada uma ave trabalhadora e inteligente, por conta da construção do ninho, que é feito com barro úmido em formato de forno. O casal dedica-se a construção do mesmo, usando também um pouco de esterco em conjunto com palha.
Furnarius rufus
Além de barro úmido, retirado do solo, a ave, cujo nome científico é Furnarius rufus, usa esterco misturado a palha. ... Até hoje os ornitólogos (estudiosos das aves) não sabem como o joão-de-barro desenvolveu essa habilidade, que o mantém protegido das intempéries.
Sceliphron é um género de himenópteros da familia Sphecidae. Está distribuído por todo o mundo, excepto nas regiões polares.
O João-de-barro é uma espécie socialmente monogâmica, territorialista e constrói grandes ninhos de barro que requer considerável investimento de tempo e energia. ... Portanto, que os machos possuem maior investimento que as fêmeas em comportamentos de cuidado parental durante a reprodução, como anteriormente previsto.
As vespas fazem os seus ninhos de polpa de madeira mastigada e saliva, dando-lhes características semelhantes a paredes finas de papel. Já as abelhas, após encontrarem o local adequado, utilizam a cera produzidas por elas mesma na construção do ninho (colméia).
Direcione jatos de fumaça para a entrada do enxame com o fumegador. 2 Abra mais o buraco para alcançar os favos, utilizando ferramentas. Corte os favos um por um, removendo as abelhas e guardando no balde aqueles que contenham mel. 3 Recorte e transfira para a colmeia apenas os favos com cria.