A língua fissurada é uma condição clínica benigna que afeta o dorso da línguae caracteriza pela presença de sulcos ou fissuras. Sua etiologia é desconhecida, mas parece ter um componente hereditário.
A língua fissurada é assim chamada por possuir sulcos profundos no dorso da língua. Sua causa é genética. Pode ser observada em crianças e se tornam mais evidentes com o envelhecimento. As pessoas mais afetadas são aquelas que possuem psoríase ou determinadas síndromes como Down, Sjögren entre outras.
Ingerir alimentos ou bebidas quentes, ácidas ou picantes Esta é a principal causa de ardência na língua que surge em quase todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida. A queimação surge porque ao se ingerir algo muito quente, a temperatura pode acabar provocando uma queimadura na língua, lábios, gengivas ou bochechas.
5 truques caseiros para aliviar a língua queimada
Isso se explica pela acidez da fruta. “O abacaxi contém grande concentração de uma enzima chamada bromelina, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor”, esclarece a dentista. Esse quadro, portanto, é muito comum de acontecer.
A alergia a esses alimentos pode causar sintomas como urticária, vermelhidão na pele, inchaço, coceira, edemas em volta dos olhos, náuseas, queda da pressão arterial e até anafilaxia, o que pode levar à morte.
E ainda não ingerir alimentos ou bebidas quentes, frios, picantes ou ácidos, pois podem piorar a lesão e dificultar o processo de cicatrização. Geralmente, os sintomas duram de dois a três dias. “A água pode ser benéfica, pois ajuda a balancear o pH da boca, reduzindo os níveis de acidez.
O melhor remédio para sua língua Enxague o local afetado com água fria corrente durante alguns segundos, se a lesão for leve irá evitar futuros incômodos, como a dor. No caso dos demais sintomas, o profissional deverá avaliar se é uma queimadura de segundo ou terceiro grau e receitar a medicação ideal.
O tratamento é feito de acordo com o grau da queimadura. Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica. Além disso, há também a opção de auxílio terapêutico através da laserterapia infravermelha de baixa potência.
Uma queimadura de palato geralmente cicatriza-se espontaneamente no período três a sete dias. Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, consuma alimentos mais moles e bebidas frias.
Mucocele. A mucocele é uma alteração benigna caracterizada pela obstrução das glândulas salivares ou pancada na boca levando a formação de uma bolha no céu da boca, lábio, língua ou bochecha. A mucocele não é grave e normalmente não causa dor, a não ser quando há algum outro ferimento associado.
Lesões na boca Lesões no céu da boca, como cortes ou feridas, causadas por alimentos duros ou refeições e bebidas muito quentes, podem causar dor e ardência, especialmente durante as refeições, ou quando se bebem líquidos, especialmente ácidos.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
Dor e inflamação no céu da boca podem estar relacionados a vários fatores, como por exemplo, uma prótese mal adaptada, infecção por fungos, lesões, ulcerações, alergias, dentre outros. O ideal é procurar seu dentista para verificar o que pode estar ocasionando essas reações e resolver o seu problema.
Bochechar água fria por 2 a 3 minutos, ou tomar sorvete ou iogurte não muito gelados também ameniza os sintomas de queimados.
Ao ter a garganta queimada por ácido do refluxo tome bastante água gelada. A diluiçao e lavagem pela água gelada diminuem a inflamação e causa certa anestesia local até o ácido ser clareado na garganta.
Líquidos gelados com alimentos quentes podem causar sensibilidade nos dentes, mas dentro do corpo eles se adaptam à temperatura interna e não causam problemas ao estômago, destacou Beatriz.
Beber água: antes ou depois da refeição? Apesar da água não ter calorias, consumi-la durante a refeição pode favorecer o ganho de peso, isso porque promove uma dilatação no estômago, o que acaba por interferir na sensação de saciedade.
A corrente diz ainda que a água gelada fecha veias do coração. Além disso, ela e outras bebidas frias seriam a principal causa de ataques cardíacos. Ocorre que o infarto é deflagrado pelo entupimento das artérias, impedindo que o sangue chegue ao músculo mais importante do corpo.
A resposta é bem equilibrada: tanto a água gelada, quanto a água em temperatura ambiente, tem seus benefícios. GELADA BAIXA A TEMPERATURA - A água gelada é uma boa pedida durante os períodos de calor, pois ajuda a baixar a temperatura corporal (que deve se manter entre 36 e 37,5 ºC).
Tomar sorvete ou bebida gelada piora a dor de garganta Isso acontece porque, em baixa temperatura, os cílios da mucosa – que são uma proteção natural – podem paralisar, prejudicando o funcionamento e piorando a infecção.