→ Apótema: Representado por “m”, é o segmento de reta que liga o vértice da pirâmide ao ponto médio de qualquer aresta pertencente à sua base; ... O segmento “c” de reta que liga esse centro ao ponto médio de qualquer aresta da base é chamado de apótema da base.
Como calcular o apótema
Método 3 de 3: O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.
Para calcular a área da base da piramide hexagonal regular, só temos que achar a área de um triangulo da base, e como a base é hexagonal, é divida igualmente em 6 triangulos; e depois temos que multiplicar essa area por 6.
Podemos dizer que a área de um hexágono regular será igual à soma das seis áreas dos triângulos equiláteros.
Para determinar o volume da pirâmide é necessário multiplicar a área da base pela altura. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Uma pirâmide de base quadrangular possui altura medindo 2 metros e cada lado da base com medida igual a 3 metros.
Matemática, Agente Administrativo, Prefeitura de Cajamar SP, MOURA MELO, Ensino Médio, 2016. Qual o volume de uma pirâmide regular hexagonal com 50 cm de altura e 20 cm de aresta da base? a) 10.
Qual é o volume de uma pirâmide hexagonal regular de altura 20 cm e com arestas da base medindo 10cm? (Use √3=1,73)
A fórmula usada para calcular o volume da pirâmide é: um terço do produto da área da sua base por sua altura.
1. Pirâmide de base triangular. O cálculo do volume de uma pirâmide triangular, também chamada de tetraedro, é feito a partir do cálculo da área do triângulo (base) que está no plano. Em seguida, multiplica-se pela altura e divide-se por três.
Para calcular seu volume, você precisa apenas determinar a área de uma das bases triangulares e multiplicá-la pela altura do prisma.
O volume de um paralelepípedo é calculado através da multiplicação entre a área da base e a altura, ou para ser mais prático: comprimento x largura x altura, considerando sempre que as unidades de comprimento das dimensões sejam as mesmas.
Considere pi igual a três. Resposta: A área da esfera é de 47.
Matemática
Em resumo, a área de um prisma é a soma das áreas de suas faces laterais. Como o cubo é formado por seis quadrados congruentes, então, a área total do cubo é seis vezes a área de sua base.
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³.