Roraima — três hipóteses: do pemon roroima, "montanha verde-azulada"; do ianomâmi roro imã, que significa "montanha trovejante"; do étimo das línguas caribes para "fonte dos papagaios", a partir de roro, "papagaio", e imã, "pai" ou "formador".
O acre é a unidade de medida de terra no sistema usual de unidades dos Estados Unidos e faz parte do Sistema de medidas Imperial. Assim, as áreas agrícolas do país são medidas em acre. ... Atualmente, o acre é definido como um pedaço de terra de qualquer formato equivalente a 4.
1. Que tem gosto ou cheiro de vinagre; acre, azedo.
Que tem muita acidez; picante, ácido: frutas acres; odor acre.
acre {adjetivo masculino/feminino} sour {adj.} acrid {adj.}
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Após vários confrontos armados entre os ocupantes brasileiros e tropas bolivianas, além de assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil, em 1903, através da assinatura do Tratado de Petrópolis, adquiriu a região do Acre através do pagamento para a Bolívia de 2 milhões de libras ...
Quem nasce ou reside na cidade de Rio Branco é chamado de Rio-Branquense. O estado Mato Grosso possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Centro-Oeste do Brasil. A capital do Estado Mato Grosso é Cuiabá. Quem nasce ou mora no Estado Mato Grosso é chamado de Mato-Grossense.
A história de Roraima é muito recente, porque apesar de o Rio Branco ter sido conhecido e batizado em 1639 por Pedro Teixeira, foi somente em 1775, quase três séculos após a descoberta do Brasil, é que foi construído o FORTE SÃO JOAQUIM, marco consolidador da presença portuguesa na região.
De forma definitiva, em 1912, os dois lados da cidade passam a se chamar "Rio Branco", em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis. Em 1920 o município de Rio Branco passa a ser a capital do então Território do Acre - depois Estado do Acre.
Manezinho é o gentílico popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Brasil.
Sua população estimada em 2019, segundo o IBGE é de 657.
Tem dois adjetivos gentílicos. Um: são-luisense. O outro: ludovicense. A estranha palavra veio de Ludovico (do germânico Hlodoviko, que tem duas partes: hold (ilustre, afamado) + wig (batalha ou santuário, que originou em francês o antropônimo Louis, Luís em português).
Todo aquele que nasce em São Luiz do Maranhão é chamado Ludovicense.
Para chegar ao gentílico “ludovicense”, relativo à cidade de São Luís, capital do Maranhão, recorreu-se ao nome próprio latino Ludovicus, derivado do germânico Hlodoviko – que vem a ser a origem remota do português Luís.
Outro dia disseram ao cantor e compositor César Nascimento que “o amor nasceu aqui”, em São Luís. Na música “Ilha Magnética”, o maranhense retrata um pouco dos encantos da capital do Maranhão, local que recebe, além dos inúmeros apelidos como Atenas Brasileira e Cidade do Reggae, o título de Ilha do Amor.
São Luís é a capital do estado do Maranhão, que fica no Nordeste brasileiro. É famosa por ser cidade natal de um grande número de escritores importantes, como Aluísio Azevedo, Gonçalves Dias e Graça Aranha. Por conta disso, ficou conhecida como Atenas Brasileira (ou Atenas Maranhense).
Fundada em 8 de setembro de 1612, pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, cujo objetivo comum, dentro do contexto da economia mercantilista, era estabelecer a França Equinocial, a capital maranhense encontra na homenagem ao então Rei da França, Luís XIII, as raízes da sua nomenclatura: São Luís.
Maranhão
A Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), também conhecida como Grande São Luís, é composta pelos municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu e São Luís, situados no estado brasileiro do Maranhão.
O estado do Maranhão pertence à região Nordeste do Brasil e faz fronteira com o estado do Pauí a leste, a sul e a sudeste com o estado de Tocantins, a oeste com o estado do Pará e a norte com o oceano Atlântico numa extensão de costa de 640 km.
As cidades e vilarejos vizinhos de São Luís