Processos industriais são conjuntos de ações realizadas para transformar a matéria-prima e obter um determinado produto. As ações podem ser químicas ou mecânicas, ou envolver um circuito elétrico, ou até mesmo uma combinação desses.
A produção é todo o tipo de atividade que visa a origem de um serviço, objeto ou produto. A produção também está relacionada com a diferença entre o volume do que se produz com os bens consumidos, pois é o que determina o valor acrescentado a estes recursos, apontando se haverá ou não lucro para a empresa.
Ou, ainda, é o setor de uma empresa responsável por desenvolver produtos e/ou serviços. Juntando o que foi dito, entendemos que a área de produção cuida dos produtos e/ou serviços criados pela empresa, o design e a maneira que os produtos serão produzidos.
Tipos de processos de manufatura
A prestação de serviços é entendida como a realização de trabalho contratado por terceiros, pessoa física ou jurídica, incluindo assessorias, consultorias, preparação de alimentos, limpeza de estabelecimentos, manutenção de equipamentos, segurança de bens e pessoas e etc.
A ênfase dada a pessoas ou a equipamentos no processo; O grau de contato com o cliente; O grau de participação do cliente no processo; O grau de personalização do serviço; O grau de julgamento pessoal dos funcionários; O grau de tangibilidade dos serviços.
Definição de serviço Um produto puro implica que o consumidor obtém benefícios somente do produto, sem nenhum valor agregado pelo serviço; da mesma forma, um serviço puro assume que não há um elemento “produto” no serviço que o consumidor recebe (Bateson & Hoffman, 2001, p. 33).
Serviço Principal - os sistemas desenvolvidos ou features aderentes aos requisitos de negócio e capazes de gerar valor ao cliente. Serviços de Apoio - toda a infra e ambiente necessária para o desenvolvimento dos sistemas/fetaures.